O que é brand content?

Uma das melhores formas de você fixar sua marca é pela produção de conteúdo relevante, e relacionado à sua marca. O nome técnico dessa estratégia é “brand content”, que se traduz literalmente como “conteúdo de marca”.

Num primeiro momento, parece copywriting. Porém, enquanto o copywriting é persuasivo em um sentido comercial, o brand content é mais informativo ou instrutivo.

Mais do que isso, os textos dessa natureza são pensados para falar sobre sua marca, mas sem explicitar a ideia de vendas. Antes é uma maneira de trabalhar o seu produto – e mostrar o diferencial da sua marca em relação a ele.

Porém, surge a pergunta: como fazer um bom conteúdo sobre seu produto, sem deixar de reforçar sua marca?

Veja algumas estratégias de brand content, para você usar nos blogs de sua empresa.

 

1.     Fale sobre sua área

O brand content é um texto que vai focar no produto ou área de atuação da sua empresa, mais do que sobre a sua empresa em si.

A ideia aqui se aproxima, muito mais, de entretenimento, do que venda. Ou seja, você está desenvolvendo uma “cultura do produto”.

Por exemplo, no blog de uma cervejaria: um texto de brand content desse blog poderia ser “A história da cerveja”. Ao relatar a história do produto, a empresa insere o leitor dentro de uma cultura.

Além de você associar sua marca a um conteúdo, o texto traz credibilidade a seu produto: ele é “feito por quem entende”.

 

2.     Traga links

Links, sejam eles externos ou internos, ajudam um brand content a ter um melhor posicionamento em sistemas de busca. Essa é uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization – Feramenta de otimização de buscas, em tradução livre).

Com links externos e internos, sua página se “conecta” às outras. Isso pode melhorar o acesso ao site de sua empresa – e consequentemente, aumentar o engajamento sobre sua página.

Links também trazem credibilidade a sua página e a seu produto, porque mostram que o que você está falando tem fundamento. Tornam seu conteúdo fidelodigno.

 

3.     Use estratégias de SEO

Além de links, há estratégias de SEO que podem fazer seu brand content. Dentre elas, há palavras-chave e subtítulos.

As palavras-chave, você usa ao longo do texto. Elas servirão para fazer seu texto ser mais fácil de ser encontrado em ferramentas de busca, e podem estar diluídas ao longo do texto.

No caso de nosso exemplo, se você busca “Historia da Cerveja”, aparecem blogs de empresas cervejeiras. Por quê? Porque as palavras-chave estão no texto.

Os subtítulos, por sua vez, servem para tornar o texto mais fluído, e auxiliar o leitor a identificar os tópicos de sue interesse.

 

4.     Use uma linguagem leve

Uma linguagem leve é uma linguagem sem excesso de formalidade. Ela permite que o leitor se sinta acolhido pela voz do texto, e dessa maneira, seu brand content se torna agradável de ser lido.

Algum humor pode ser utilizado, mas sem desviar o foco principal, o produto que você está vendendo.

 

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