O que é Dermolipectomia abdominal?
A dermolipectomia abdominal é uma cirurgia para quando o abdômen se torna mais flácido e distendido por diversas causas, sendo ela gravidez, velhice, acúmulo de gorduras ou apenas interesses estéticos.
Este procedimento cirúrgico pode ser feito junto com a lipoaspiração (lipoabdominoplastia) ou outros meios de contorno corporal, quando há necessidade detectada pelo profissional. Cada caso será analisado pelo médico, onde será conferida a pele, o tecido adiposo (gordura) e a parede do músculo.
Veja a seguir alguns tópicos importantes da cirurgia dermolipectomia abdominal.
– Qual público pode ser submetido à cirurgia?
Pessoas que possuem muita gordura localizada e desejam ter uma aparência estética melhor, mulheres que engravidaram e ficaram com um excesso de barriguinha e/ou flacidez ou a flacidez originada pela velhice ou perda de peso excessiva causada por uma redução de estômago e meios emagrecedores.
– Qual é o custo da dermolipectomia abdominal?
O custo desta cirurgia é a partir dos 4.500 reais; o valor irá depender das técnicas utilizadas para o procedimento cirúrgico.
– Qual é o procedimento cirúrgico da dermolipectomia abdominal?
A dermolipectomia abdominal tem como procedimento a remoção de uma quantidade de pele e gordura, assim resultando em uma redução da massa corpórea do individuo.
Depois da cirurgia, o paciente permanece com um dreno abdominal durante alguns dias, a retirada do dreno será decretada pelo profissional de saúde.
– Qual o tempo de internação?
O tempo de internação será determinado pelo médico, geralmente este tempo é de 24 horas, mas varia de acordo com as necessidades médicas do paciente.
– Quais as recomendações após a cirurgia?
Existem algumas recomendações pós cirúrgicas importantes como:
- Andar e permanecer em postura curvada durante mais ou menos 15 dias para evitar tensões nas cicatrizes e possíveis complicações na sutura;
- Evitar exercícios físicos ou atividades que exijam força;
- Exercícios físicos só após 1 à 2 meses, conforme a orientação médica;
- Usar cinta elástica por tempo determinado pelo médico;
- Sessões de ultrassom e drenagem linfática após uma semana da cirurgia, para facilitar o desinchaço abdominal, cicatrização interna e evitar acúmulo de líquido.
– Qual o tempo de recuperação do abdômen?
O tempo de recuperação é variado, pode ser entre 2 à 3 meses, sendo que o resultado definitivo pode vir em torno de 6 à 12 meses.
– Quais são as complicações que podem ocorrer?
As complicações são raras desde que o procedimento cirúrgico ocorra bem e todas as recomendações sejam seguidas. Mas podem ocorrer infecções e suturas. Para os pacientes fumantes, outros tipos de complicação podem ocorrer, por isso o médico recomenda ao paciente parar de fumar com um mês de antecedência à cirurgia.
– Poderei ter filhos após a cirurgia?
O ideal seria não engravidar, pois irá atrapalhar a cirurgia feita, mas pode-se ter conforme as orientações e acompanhamentos médicos.