O que é enunciação: definição e características
No estudo da linguagem, é o processo pelo qual um enunciado é produzido, considerando o contexto, os interlocutores e a intenção comunicativa. Confira!
A enunciação é um campo da filosofia da linguagem que examina o processo de criação dos enunciados. De modo geral, os enunciados são vistos como eventos discursivos, ou seja, unidades de comunicação e interação entre os indivíduos. Neste artigo, discutiremos o tema em detalhes.
Leia também: George Orwell: a importância do visionário por trás de ‘1984’
O que é enunciação?
Ela pode ser definida como o processo pelo qual um falante produz um enunciado, levando em conta não apenas as palavras utilizadas, mas também o contexto, a intenção comunicativa, as crenças e os conhecimentos compartilhados entre os interlocutores. É o ato de fazer uma declaração linguisticamente codificada em um contexto específico, tornando-se um evento discursivo com significado e relevância dentro de uma interação comunicativa.
Por que é confundida com enunciado?
É comum que as pessoas a confundam com enunciado porque ambos os termos estão relacionados à linguagem e à comunicação; no entanto, eles se referem a aspectos diferentes do processo comunicativo.
- Enunciação
Refere-se ao ato de produzir um enunciado. É o ato de falar ou escrever algo, levando em conta não apenas as palavras usadas, mas também o contexto, a intenção do falante ou escritor, as crenças compartilhadas entre os interlocutores e outros elementos situacionais. A enunciação ocorre em um momento específico e é influenciada por fatores como o ambiente físico, o conhecimento mútuo entre os interlocutores, as emoções do falante, entre outros.
- Enunciado
O enunciado é o produto da enunciação, ou seja, é o que é dito ou escrito. É uma unidade linguística completa que possui significado em um determinado contexto. Um enunciado pode ser uma frase, uma afirmação, uma pergunta, uma ordem, etc. É a materialização da enunciação em forma de linguagem concreta.
A confusão entre os dois conceitos geralmente ocorre porque ambos estão intrinsecamente ligados, mas é muito importante saber diferenciá-los:
- Enunciação é o ato de falar ou escrever, considerando todos os elementos situacionais e contextuais que influenciam a produção da linguagem.
- Enunciado é o resultado desse ato, é a manifestação concreta da linguagem em forma de uma unidade comunicativa.
Para diferenciá-los, é útil considerar que a enunciação é o processo ou ação de produzir um enunciado, enquanto o enunciado é o produto final desse processo, uma manifestação linguística específica.
Entenda com exemplos
Para simplificar o entendimento, podemos dizer que é na enunciação que encontramos as orientações para o sentido de um enunciado. Em outras palavras:
- Quem está falando: o papel social e dados compartilhados com o ouvinte;
- A quem se dirige: o papel social e informações compartilhadas com o falante;
- Onde ocorre: o local físico, como uma praça, sala de cinema, shopping, delegacia, etc.;
- Quando ocorre: as diversas condições de tempo.
O enunciado, embora seja uma forma linguística, não é uma realidade da língua, mas sim do discurso. Por causa disso, os enunciados sempre geram significados e só podem ser compreendidos no contexto de sua enunciação, sempre relacionados a enunciados anteriores e futuros. Veja o exemplo abaixo:
“Você irá para o faculdade de carro amanhã?”
Uma vez que esse enunciado é feito, ele pode ser interpretado de várias maneiras. Isso significa que quando alguém pergunta sobre o meio de transporte de outra pessoa, essa pergunta pode ter várias interpretações.
Além dos fatores contextuais que compõem a situação da enunciação, também existem fatores que podem contribuir para diferentes interpretações da mesma pergunta. Em outras palavras, a pergunta pode ter sido:
- Uma oferta de carona para a pessoa;
- Um pedido de carona para a pessoa;
- Apenas uma curiosidade sobre o meio de transporte que a pessoa usará para ir ao trabalho.