O que é o pronome It?
O que significa o pronome "It"? Como usar ele? Como traduzi-lo? Veja em nosso artigo.
De todas as diferenças entre o inglês e o português, aquela que traz mais confusão para alguns estudantes é no que se refere ao pronome IT.
Quando vamos falar dele, na escola, a maior parte dos alunos já se lembra do notável palhaço assassino do livro (e depois filmes), ‘It, a coisa’ do romancista norte-americano Stephen King.
E isso faz sentido. No Brasil, uma vez que “It” não significa apenas “Isso”; ao mesmo tempo, ele também não é um sinônimo de “Coisa”. Trata-se de uma situação, gramaticalmente e conceitualmente, diferente.
Assim, o que significa o pronome “It”? Como devemos entender ele no Brasil? Quais são os problemas de tradução dele, no Português? Veja em nosso artigo.
Os gêneros da língua
Algumas línguas do mundo, como o caso do Português, associam substantivos, adjetivos e algumas palavras a gêneros sexuais. Isso é, tem uma forma escrita, quando o substantivo ou adjetivo se refere a um substantivo masculino, e escrevem outra, quanto o substantivo ou adjetivo se refere a um substantivo feminino.
Por exemplo, na frase:
- Minha casa é escura.
Precisamos colocar o adjetivo “Escuro” com terminação em “A”, porque o substantivo “Casa” é uma palavra feminina. Dessa forma, se precisarmos trocar o substantivo por um pronome, teríamos:
- Ela é escura.
Quando lembramos que as línguas são invenções humanas, devemos entender que a língua é uma forma de pensar sobre o mundo, e a forma de os latinos (que deram origem a algumas línguas, dentre elas, o português) pensarem o mundo era dividindo ele em coisas masculinas e coisas femininas.
Línguas com gênero neutro
Essa forma de entender o mundo (e criar palavras para se referir a ele) não é comum a todos os povos do mundo. Na língua Inglesa, que estamos discutindo aqui, a maior parte das palavras não é nem masculina, nem feminina. Assim, quando vamos associar um adjetivo a uma palavra no Inglês, esse adjetivo não muda:
- My house is dark (Minha casa é escura – Casa: Substantivo Feminino)
- My car is dark (Meu carro é escuro – Carro: Substantivo masculino)
Logo, quando vamos trocar esse adjetivo por um pronome, que pronome usamos? O It!
It: as coisas
Literalmente, “It” significa “Isso”, e além de usarmos ele para objetos, usamos também para animais. Apenas substantivos referentes a seres humanos podem ser substituídos por “He” ou “She”.
No Brasil seria estranho nós nos referirmos a um animal o chamando de “Isso”. Contudo, nos Estados Unidos, essa é a regra de gramática tradicional.
(Vale lembrarmos: há palavras específicas para animais machos e animais fêmeas.)
Por isso que o referido monstro do livro é chamado de “It”. Ele é um ser não-humano.
Quando vamos traduzir o “It”, como fazermos? Simples, traduzimos pelo mais usado para aquele substantivo, em português:
- My car is dark. It is a Chevrolet = Meu carro é escuro. Ele é um Chevrolet.
- My house is old. It is from 1944 = Minha casa é velha. Ela é de 1944.