O que é SEO? Como usar ele nos no conteúdo da sua empresa?

 

Um dos tópicos de maior importância para quem trabalha com redação de conteúdo e marketing digital é o SEO.

Se você quer que seu site seja relevante, usar técnicas SEO é imprescindível. É com essa ferramenta de escrita que sites de empresas aparecem mais – ou menos –, quando alguém busca o conteúdo delas, online.

Genericamente, o SEO é chamado de “palavra-chave”. Mas ele envolve mais coisas. Para começar, é preciso que você saiba: não é O SEO, mas sim Técnicas de SEO. Entenda abaixo:

 

Técnicas de SEO: fazendo seu site aparecer

SEO é uma sigla para “Search Engine Optmization”, isso é, “Otimização de Ferramentas de Busca”. Dessa forma, o SEO não é uma única ação, mas um conjunto de ações, aplicações e técnicas de marketing digital.

Quando essas são desenvolvidas e aplicadas em conjunto, garantem melhores resultados de uma página, quando o nicho ao qual essa página pertence é buscado.

Em termos práticos, podemos pensar aqui no nosso site: a Pensar Cursos. Para que ela tenha bons resultados, quando alguém busca “Cursos EAD” na internet, nós empregamos uma série de técnicas SEO.

De maneira geral, elas são divididas em 3 campos.

 

SEO On-site: configurações e programas

O SEO On-site não é algo que vamos nos deter tanto, porque aqui queremos falar sobre SEO em redação de conteúdo.

O SEO On-site são um conjunto de especificidades técnicas, em relação à construção do site. Coisas como HTML, o UX Design, a segurança, influenciam no ranking do site, quando o nicho dele é buscado.

São as configurações de um site, e para saber se essas estão usando técnicas SEO adequadas, é melhor recorrer a um programador.

 

SEO On-page: o conteúdo de um site

A maior parte das pessoas que trabalha com escrita resume as técnicas de SEO, ao SEO On-Page, e até dá para supor o porquê.

O SEO On-page é a parte de conteúdo. O que seu site vai falar, como ele vai falar, como os textos estarão escritos, e claro… Palavras-Chave.

Por isso, a parte escrita é tão importante, nas técnicas de SEO.

Mas tem mais coisas!

A mais conhecido é o Link Building. Em outras palavras, os links internos e externos, no conteúdo de uma página. E não qualquer link, mas um que seja relevante para o conteúdo, que seja de sites de confiança.

Outra técnica de SEO envolve o URL, tanto no seu tamanho, quanto nas palavras que estão nele.

 

SEO Off-page: fazendo a “social”

As técnicas de SEO Off-page, por fim, se relacionam mais a relevância do site, fora dele. Isso é, o quanto que o site é mencionado, em outras plataformas da internet.

Aqui é um trabalho mais de marketing digital, pois o SEO Off-page depende de menções à página, compartilhamentos em redes sociais, menções em eventos e Podcasts, dentre outros.

Incluindo, também, o Link Building. Pois quando seu site é linkado, ele ganha uma pontuação de “autoridade” – longo, melhora no ranking de buscadores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.