O que é um plano de negócios? Como fazer um para sua empresa?
Uma das partes de maior importância na organização de uma empresa é um plano de negócios. Mais do que uma simples “ementa” ou “agenda”, esse documento é vital, para a administração de qualquer empresa.
Um plano de negócios é, por assim dizer, o esqueleto e partitura da sua empresa.
Como “esqueleto”, no plano de negócios, você e sua equipe precisam definir o que compõe a companhia, qual é a razão social dela, como é a estrutura hierárquica e administrativa, dentre outros.
Como “partitura”, por sua vez, um plano de negócios é uma orientação quanto às formas de trabalho praticadas no seu negócio, como é o comércio dos produtos ou serviços oferecidos, como é o marketing e comunicação institucional.
Ou seja, o plano de negócios é um documento básico e vital para a empresa. Então, como fazer um? Para descobrir mais sobre esse importante instrumento, leia nosso artigo.
1. Defina o que é sua empresa
O primeiro tópico de um plano de negócios é relativo à natureza de sua corporação. É uma sociedade limitada? Um conglomerado? Uma sociedade anônima?
Tudo isso serve para que, posteriormente, você defina os cargos administrativos e técnicos, além de estabelecer os vínculos empregatícios.
2. Organize os departamentos e setores – e a forma como cada um trabalha
Seu plano de negócios precisa ter os departamentos discriminados, e os projetos de cada um deles devidamente definidos, para que, em cada novo projeto, cada funcionário saiba o que fazer.
Logo, da Logística à Gerência, passando pelo Financeiro e Jurídico, todos os setores da companhia devem estar elencados e ter suas funções definidas.
Inclusive, para você conseguir identificar e diagnosticar eventuais problemas.
3. Defina o plano operacional regular
Um plano operacional é a forma como as atividades da empresa vão acontecer no dia a dia. Ele é para situações regulares, ou seja, como são os trabalhos dentro de uma semana sem acontecimentos inesperados.
Esse plano operacional serve para orientar os funcionários e demais colaboradores, no dia a dia da empresa, além de nortear a criação de novos projetos.
Novamente, deixe explicito qual é a função de cada setor, qual é o objetivo dele e demais detalhamentos importantes, para a empresa operar corretamente.
4. Defina o planejamento financeiro da empresa
Ter um planejamento financeiro definido é fundamental, no plano de negócios de uma empresa.
Nele, você vai colocar os valores de caixa iniciais, metas econômicas, lucros sazonais, taxas de investimento operacional e demais contas elencadas.
Um plano financeiro bem documentado é de enorme importância, quando você for fazer tramites como auditorias e declarações fiscais – inclusive, para se proteger contra golpes e desvios de verbas.
5. Plano de negócios em marketing
O plano de marketing de uma empresa é o quinto pilar do plano de negócios, e nele estarão elencados itens como público-alvo, estratégias de comunicação interna e externa, identidade visual e planejamento estratégico de vendas.
Além disso, é aqui você deve registrar dados estatísticos e índices de desempenho.