O que é yoga?
Um dos exercícios físicos mais populares, em todo o mundo, é o yoga. A prática milenar indiana ganhou cada vez mais adeptos em todo o mundo, nas últimas décadas, quando celebridades como Madonna e Beyonce apareceram fazendo as práticas.
E de fato, os exercícios são profundamente eficazes em questões como musculatura e perda de peso. Porém, embora muitos associem o yoga às posturas físicas, sua essência vai muito além disso.
A prática envolve respiração e uma mudança na forma como as pessoas enxergam sua vida. Para entender melhor, e conhecer a história do yoga, leia nosso artigo.
Passado milenar
A história do yoga remonta a milhares de anos, com suas origens geralmente associadas à antiga Índia. Algumas fontes falam no ano 200 a.C.
Além disso, diversos praticantes de diferentes regiões e tradições dos territórios da Índia e Paquistão foram aprimorando técnicas e conceitos, unindo, muitas vezes, a parte física à emocional, psicológica e religiosa, incluindo o hinduísmo, budismo e jainismo.
A palavra yoga
“Yoga” é uma palavra com algumas definições possíveis. A mais difundida é de que ela seria derivada do sânscrito “yuj”, que significaria unir ou integrar.
Entretanto, as definições foram se alargando. Em seu sentido mais amplo, o yoga é uma prática que busca a união do corpo, mente e espírito, englobando técnicas físicas, mentais e espirituais.
Existem várias formas e estilos de yoga. Dos mais conhecidos, podemos falar no Hatha Yoga. Dos menos difundidos, há por exemplo, o Raja Yoga, com foco maior em meditação estanque.
A Expansão do Yoga no Ocidente
A disseminação do yoga pelo Ocidente começou de fato apenas no século XIX, por meio de relatos de viajantes europeus.
Outra data importante foi 1893, quando o renomado mestre indiano Swami Vivekananda (1863-1902) viajou a Chicago (EUA), onde deu palestras sobre o yoga e a espiritualidade indiana.
Depois, ao longo do século XX, outros iogues indianos começaram a difundir seus conhecimentos em academias e centros de treinamento. Dos mais conhecidos, temos Paramahansa Yogananda (1893-1952) , B.K.S. Iyengar (1918-2014) , e Pattabhi Jois (1915-2009).
A partir dos anos de 1960, a prática começou a ser incentivada, inclusive, por psicólogos e fisioterapeutas.
Equívocos sobre o Yoga
Alguns equívocos sobre o yoga foram difundidos no ocidente. Um dos principais é a crença de que é uma atividade exclusivamente física, para flexibilidade e força muscular. Ao contrário, o yoga também técnicas de respiração (pranayama), meditação e princípios éticos (yamas e niyamas).
Outro equívoco comum é considerar o yoga uma religião. Embora a atividade tenha raízes espirituais, o yoga é uma prática filosófica, eventualmente esotérica, mas que pode ser praticada até mesmo por ateus.
Como é a prática
Muitas pessoas limitam o yoga às posturas físicas (asanas). Entretanto, a atividade tem, também, técnicas e práticas meditativas e exercícios de respiração, visando a um equilíbrio emocional e questionamento sobre valores de vida.
A filosofia do yoga também traz questionamentos sobe vida saudável, alimentação autocuidado, o enfrentamento de traumas e medos, e formas de relação com a natureza.