O que faz um analista de comunicação?
O que faz um analista de comunicação? Como são suas atribuições? Veja em nosso artigo.
Uma das carreiras de maior importância para empresas é a de analista de comunicação. Esse profissional responsável por desenvolver, implementar e avaliar estratégias de comunicação institucional de empresas, pessoas públicas e afins.
Seu trabalho opera a partir da imagem institucional de seus clientes, por meio de sua comunicação interna (entre funcionários, setores etc.) e externa (imprensa, poder público, população civil).
Ou seja, é uma função fundamental para toda e qualquer instituição. Porém, qual é a formação necessária, para ser um analista de comunicação? Como são suas atribuições? Veja em nosso artigo
1. Formação
A formação de um analista de comunicação não é tão específica, mas considerando as áreas onde esse atua, alguns cursos de graduação se tornam mais adequados.
Áreas como Comunicação Social, Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda vão trazer instrumentos para que o formado consiga trabalhar a imagem e os discursos oficiais de seus clientes, além de trazerem teorias de Comunicação e Mídias.
Porém, é possível ingressar na carreira com formações mais amplas, como Direito ou Relações Internacionais, posteriormente, fazendo pós-graduações em comunicação institucional.
Além disso, ter conhecimentos em Marketing e Psicologia Social é vital, para o sucesso na carreira.
2. O trabalho de um Analista de Comunicação
O trabalho de um analista de comunicação é amplo, mas como dissemos, será focado nas relações entre seus clientes e setores públicos e privados, e mesmo seu público interno.
Essas ações de comunicação passam por diversas estratégias e projetos, tal como Planejamento Estratégico para alinhamento de objetivos, press release, produção de conteúdo e comunicação institucional oficial e ações de gerenciamento de crise.
As estratégias incluem campanhas de marketing, conteúdos para mídias sociais (como releases, newsletters, blogs, redes sociais), produção de discursos e materiais institucionais, entre outros.
Além disso, analistas de comunicação podem atuar com o monitoramento e gerência de redes sociais, identificando tendências, buscando engajamento e criando conteúdos relevantes e interativos.
3. O Analista de comunicação é um assessor de imprensa?
Não necessariamente. Uma assessoria de imprensa pode ser uma das atribuições de um analista de comunicação, principalmente, no que se refere à comunicação com empresas de mídia, entrevistas públicas e gerenciamento de crises.
Porém, trabalhos como Comunicação Interna e análise de dados são muito mais comuns para analistas de comunicação do que assessores.
No primeiro caso, há funções como comunicação com colaboradores, cultura organizacional e corporativa e produção de boletins internos.
No segundo, há um trabalho de monitoramento estatístico do cliente, em mídias, sites de busca e afins, procurando ações e estratégias, para melhorar os resultados.
4. O que é preciso para ser um bom analista de comunicação?
Para ser um bom analista de comunicação é preciso ter um excelente conhecimento de técnicas de escrita e oratória. Além disso, cada vez mais, o profissional precisa ter familiaridade com plataformas digitais.
O profissional de análise de comunicação precisa ter, também, um perfil dinâmico e criativo, e interesse de estar sempre pesquisando atualidades, a fim de desenvolver projetos e soluções originais para seus clientes.