O que faz um redator de prompt?

 

Quem quer trabalhar com Inteligência Artificial sabe que um dos trabalhos de maior importância, nessa nova área do conhecimento, é a redação de prompt.

Termo ainda desconhecida da grande parcela leiga, o prompt pode ser resumido como o “comando de operação” de um sistema, seja ele qual for.

Nos sistemas mais antigos, o prompt era a famosa tela preta, com um traço cinza piscando. Então, o programador digitava os comandos, e ações e programas eram executados.

 

A linguagem natural

Hoje, a situação não mudou tanto. A principal diferença é que hoje, os sistemas e programas digitais estão bem mais avançados.

E mais, são capazes de simular a linguagem natural, isso é, a forma como seres humanos falam e escrevem, a fim de atender comandos.

Uma delas é, já, bem fácil de ser reconhecida no dia a dia: trata-se de assistentes virtuais, via WhatsApp, apps de entrega e SAC, que recebem solicitações e intermediam o caminho do cliente até o produto.

Esses sistemas de reconhecimento de solicitações e atendimento são produzidos a partir de prompts de comando.

Assim, um dos trabalhos que mais tende a crescer – e contratar – é na área de redação de prompts. A questão é: com o se tornar um redator de prompt?

 

1.      Estude escrita

A primeira coisa que um redator de prompt faz é… Escrever. Logo, o primeiro curso que ele precisa ter é de escrita. Pode ser uma formação em Letras, Jornalismo, Comunicação Social…

O redator de prompts precisa saber adequar situações de linguagem, incluindo aqui léxico, gêneros textuais e adequação de respostas.

Prompts se baseiam, principalmente, em linguagem natural e escrita concisa.

A linguagem natural é a “forma humana de falar”: ou seja, o sistema expressa orientações precisas, em linguagem compreensível a leigos. Já a escrita concisa diz respeito a orientações técnicas, de forma dinâmica e precisa.

Entender e produzir isso é uma tarefa de escritores.

 

2.      Estude tecnologia

Provavelmente, não é o redator aquele que fará o sistema acontecer, mas sim, aquele que o alimenta, isso é, que faz atualizações, e adequações a novas demandas.

Logo, o redator não precisa conhecer programação – mas ele precisa entender um pouco sobre como ela funciona. Claro que se o programador souber fazer a redação, seu mercado se amplia.

 

3.      Estude marketing

Atender ao público não é uma tarefa exclusiva do marketing. Mas é o marketing que melhor estuda formas de atendimento a públicos.

O planejamento estratégico de marketing coloca algumas bases, que servem até para serviços que não são propriamente de consumo: identificação do público-alvo, a identificação de demandas, eleição de objetivos.

Saber esses conceitos ajuda você, redator, a produzir um conteúdo mais focado nas questões concretas do sistema que usará o prompt.

 

4.      Estude UX design

O UX Design diz respeito a forma como usuários de sistemas respondem aos comandos e funcionalidades deles.

Um redator de prompt precisa entender quais são os problemas e qualidades apontados pelos feedbacks de usuários, a fim de melhorar as ferramentas dos sistemas.

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