O que faz um reitor de universidade?

Nenhuma instituição funciona sem uma gestão. Universidades têm reitorias. Como funciona uma?

Nenhuma instituição funciona sem uma gestão. Escolas têm o diretor e o coordenador pedagógico. Empresas têm o CEO. Lojas têm gerentes. Hospitais têm diretores. E uma universidade?

Tem o reitor. Porém, falar que a função da reitoria é apenas o diretor ou administrador desse local é reduzir, em muito a sua função. Claro que o reitor não faz tudo sozinho. Ele coordena a gestão da instituição, com um corpo diretivo.

Mas afinal, o que faz esse corpo administrativo? Qual é a função de uma reitoria? Veja em nosso artigo.

1.     Liderança Acadêmica

A primeira função do reitor e da reitoria, de modo geral, é a visão estratégica para aprimorar e manter o nível acadêmico e padrões de excelência educacional e de pesquisa da instituição, para tanto adotando diversas estratégias.

Além disso, o corpo diretivo de uma universidade é responsável pelo Desenvolvimento Curricular, aprimorando os currículos dos cursos e supervisionando a criação e a atualização de escolas superiores ligadas à universidade.

 

2.     Gestão Administrativa

A outra função principal da reitoria é no que se refere à controladoria administrativa. É preciso gerenciar as verbas da universidade, alocando recursos, seja de Infraestrutura (como manutenção de equipamentos, preservação de instalações físicas ), seja de contratação de corpo docente, seja de outras pautas, de maneira eficiente.

Assim, a reitoria trabalha junto ao setor de Recursos Humanos, a fim de identificar demandas dos alunos e professores, desempenho dos pesquisadores e demais medidas avaliativas.

 

3.     Relações Externas

Por relações externas há uma enorme gama de possibilidades. A primeira é em âmbito politico.

A universidade precisa manter boas Relações Governamentais, para garantir o cumprimento de bases curriculares, e obtenção de financiamento de pesquisa, alvarás de novos cursos dentre outros.

Com empresas e organizações, é preciso estabelecer parcerias e colaborações, tanto para obter patrocínios, quanto para identificar novas demandas de pesquisa.

Com outras instituições, as trocas e intercâmbios são no sentido de aprimorar a excelência curricular.

 

4.     Desenvolvimento de Pesquisa

A reitoria precisa buscar incentivos e patrocínios de Fomento à Pesquisa dentro da universidade, junto aos professores, e junto ao mercado de trabalho e órgãos públicos.

Para tanto, deve prezar por inovação teórica, aprimoramento tecnológico, além de estimular produções e a divulgação de trabalhos acadêmicos e científicos em revistas, congressos e eventos.

 

5.     Governança Institucional

Por governança, entendemos a criação de conselhos universitários e comissões diversas, a fim de resolver questões de Políticas acadêmicas e Regulamentos internos. Pensando sempre, é claro, em um planejamento de longo prazo para sua sustentabilidade e crescimento.

 

6.     Desenvolvimento de Recursos

O desenvolvimento de recursos é o setor que busca meios para melhor a arrecadação de fundos, doações e patrocínios, relacionamento com ex-alunos, dentre outros.

Além disso, o setor pode cuidar de Projetos Especiais, como iniciativas sociais, culturais ou esportivas.

 

7.     Bem-Estar da Comunidade Acadêmica

A reitoria, por fim, precisa garantir que o Ambiente de Trabalho docente seja democrático, pacífico, seguro, saudável e produtivo.

Também deve pensar em politicas de diversidade étnico-sexual e inclusão de pessoas deficientes.

cientes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.