O que foi a “Corrida Espacial”?
Dos muitos acontecimentos e séries de acontecimentos que mudaram a forma como o mundo se organizou, após a II Guerra Mundial (1939-1945), o mais influente foi a “Corrida Espacial”.
Dos muitos acontecimentos e séries de acontecimentos que mudaram a forma como o mundo se organizou, após a II Guerra Mundial (1939-1945), o mais influente foi a “Corrida Espacial”.
A Corrida Espacial uma série de missões espaciais, promovidas pelos Estados Unidos e União Soviética durante a Guerra Fria (1947-1991), com lançamentos de satélites, bases espaciais e naves tripuladas na atmosfera terrestre.
Descobrindo o espaço – e informações sobre outros países
O objetivo, para além de todos aqueles envolvendo questões de astronomia (“Do que é feita a lua?”, “Há condições para a vida fora do planeta?”, dentre outras), envolvia o poder militar aeroespacial.
Ou seja, os países pretendiam ter o controle do espaço, e, dessa maneira, interceptarem a comunicação um do outro, para evitarem ataques-surpresa, por exemplo.
Assim, podemos dizer que a corrida espacial foi uma série de eventos motivada pelos avanços teóricos no campo da astrofísica – mas também motivada pelas tensões políticas entre os dois países.
Porém, nem tudo foi medo, nessa “corrida”. Claro que, quando os russos conseguiram enviar o satélite Sputnik 1 em 1957, houve certo alarmismo sobre “misseis vindos do espaço” ou “Espionagem”.
Porém, as novas descobertas sobre o universo, o aprimoramento de tecnologias de comunicação e o desenvolvimento de novas máquinas aéreas foram revolucionárias, e podem ser notadas até hoje (como a criação da internet).
Vale dizer, ainda, que os dois lados fizeram importantes descobertas e ações, nesse sentido, e o mundo ganhou, em muito, com a “corrida”.
Marco inicial
Em 4 de outubro de 1957, a União Soviética lançou o Sputnik 1, o primeiro satélite artificial, com o intuito de obter informações fisioquímicas sobre a atmosfera terrestre.
Ainda em 57, os russos também lançaram o Sputnik 2, com a cadela Laika à bordo. A cachorrinha foi o primeiro ser vivo a sair do planeta.
Depois, em 1961 os russos enviaram o astronauta Yuri Gagarin para o espaço, em abril, seguidos pelos americanos com Alan Shepard em maio.
Outra data importante foi em 1963, quando a russa Valentina Tereshkova torna-se a primeira mulher a ir ao espaço.
Missão Lua
Entre 1961 e 1968, diversas missões espaciais americanas e russas foram sendo lançadas, para orbitar em volta da terra, caminhar pelo espaço (isso é, sair da nave), testar rotas de voo e pouso, dentre outras.
Algumas, como a Apolo 1 e o Soyuz 1 em 1967 tiveram fins trágicos, com a morte dos cosmonautas, e destruição dos módulos (naves espaciais).
Contudo, em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong e Buzz Aldrin, da missão americana Apollo 11 conseguem pousar na Lua, trazendo um novo patamar para a Corrida Espacial.
Fim da corrida
Ao longo dos anos 70, EUA e URSS continuaram enviando missões, a fim de estabelecerem satélites e bases espaciais, até que em 15 de julho de 1975, os países lançam a missão Apollo-Soyuz.
Esse lançamento teve grande importância simbólica e constituiu-se da acoplagem entre uma nave americana e uma soviética, para marcar o fim da Corrida Espacial de caráter competitivo.