O que foram as capitanias hereditárias?

O que foram as capitanias hereditárias? Veja aqui!

 

Quem olha o Brasil hoje, com seus 26 estados, e o Distrito Federal, muitas vezes não imagina como começou a ocupação e organização do país.

Claro que havia milhares de povos e nações indígenas em todo o território sul-americano. Porém, com a chegada dos europeus, esse território foi sendo fragmentado, seguindo um planejamento político próprio.

Isso é, sem considerar as cidades que já existiam por aqui. contudo, Desde o começo de sua ocupação, o território português da América do Sul sempre foi continental.

O território ocupado pelos portugueses foi de dimensões continentais. Ia da região que atualmente corresponde ao Rio Grande do Sul, até o território atual do Maranhão.

Isso levou a coroa portuguesa, sob a regência de Dom João III (1502-1557), a criar um plano de ocupação e uso da terra, por meio que territórios, semelhante àquilo que hoje chamamos de estados. Eram as Capitanias Hereditárias.

Mas você sabe o que eram essas capitanias? Qual é a importância delas para o país? Veja em nosso artigo!

 

Antes dos estados

Hoje, o que temos como limites estaduais, é uma atribuição contemporânea, da geopolítica brasileira. Nos primeiros anos da chegada de europeus, não havia territórios bem delimitados.

Isso levou a conflitos entre Portugal e Espanha, até ser definida uma fronteira espanhola. O chamado Tratado de Tordesilhas, que limitava o território português, praticamente, apenas às regiões que hoje são os estados do Nordeste, e metade da atual região de Minas Gerais.

A partir dessa delimitação, os portugueses precisaram definir um plano de ação de ocupação da terra, e fundação de cidades. Foram criadas as Capitanias Hereditárias, territórios administrados por um “capitão-geral”.

Fundadas e atribuídas em 1534 para nobres e militares portugueses de alta patente, elas foram fundamentais para Portugal, no sentido de trazer ocupação e exploração da terra, sedimentando o domínio português.

Elas existiram até 1761, quando passaram à administração direta pela coroa, até 1821, quando as capitanias viraram províncias (até a divisão estadual no século 20). Porém, sua organização, divisão espacial, divisão política é muito semelhante à das unidades federativas existentes hoje.

Você sabe quais capitanias eram essas? Veja a tabela.

 

Capitania Hereditária Ano de Fundação Donatário Correspondência Atual
São Vicente 1534 Martim Afonso de Sousa São Paulo, Paraná, Santa Catarina
Pernambuco 1534 Duarte Coelho Pernambuco, parte de Alagoas
Bahia 1534 Francisco Pereira Coutinho Bahia
Ilhéus 1534 Jorge de Figueiredo Correia Sul da Bahia
Porto Seguro 1534 Pero do Campo Tourinho Extremo sul da Bahia
Espírito Santo 1534 Vasco Fernandes Coutinho Espírito Santo
Santana 1534 João Álvares Fagundes Não ocupada, mas correspondia ao Maranhão
Pará 1535 Aires da Cunha e João de Barros Pará
Maranhão 1534 Fernão Álvares de Andrade Maranhão
Ceará 1534 Antônio Cardoso de Barros Ceará
Rio Grande 1534 João de Barros e Aires da Cunha Rio Grande do Norte
Paraíba 1534 João de Barros e Aires da Cunha Paraíba
Piauí 1534 Não estabelecida Piauí
São Tomé 1534 Pero Lopes de Sousa Rio de Janeiro
Sergipe 1534 Não há registro de donatário Sergipe

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.