O que o governo fará para DIMINUIR a fila do INSS?
O retorno dos funcionários nas agências, a realização de mutirões e o uso da telemedicina vão ajudar a diminuir as filas do INSS.
Diminuir a fila do INSS é uma medida que o Instituto está adotando para resolver a demora na concessão de benefícios.
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, reconheceu que essa questão será resolvida para que os cidadãos não tenham que esperar tanto para obter a aposentadoria. Saiba mais detalhes a seguir.
Como diminuir a fila do INSS?
Durante uma audiência pública no Senado, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, expressou sua preocupação com a demora no atendimento aos pacientes com câncer que buscam aposentadoria, assim como outros cidadãos.
Dessa forma, ele salientou que a fila de espera do INSS passará por mudanças a partir de janeiro, visando tornar o serviço mais humano.
Assim, para isso, cerca de 40% dos funcionários que atualmente trabalham remotamente serão chamados de volta para as agências, visando proporcionar um atendimento mais próximo à população e reduzir o tempo de espera por perícias médicas.
Além disso, Lupi enfatizou a necessidade de promover concursos públicos para preencher as 21 mil vagas em aberto no INSS.
Essa medida é vista como fundamental para aumentar a capacidade de atendimento e agilizar os processos de análise para a concessão de benefícios.
Ademais, o INSS também planeja continuar realizando mutirões de avaliação social e perícia médica, acelerando o andamento de aproximadamente 500 mil solicitações de seguridade social.
Veja também: Saiba como CANCELAR Pix em caso de golpe
Desafios do INSS
Durante a audiência com Carlos Lupi, os parlamentares concordaram que a situação das filas no INSS é um problema complexo, tanto nas perícias médicas quanto na administração dos atrasos acumulados.
Dessa maneira, isso é algo que persiste há anos, e o senador Jaime Bagattoli destacou como as perícias médicas estão caóticas em vários estados.
O senador Weverton também enfatizou que lidar com o INSS é uma das tarefas mais desafiadoras do Ministério da Previdência.
Assim, diante desses desafios, a senadora Leila Barros destacou a importância de realizar concursos públicos para tornar o atendimento do INSS mais humano, embora ainda haja incerteza sobre se essas medidas resolverão completamente o problema das filas para perícias médicas.
Além disso, Carlos Lupi ressaltou que a Previdência Social não é um custo, mas sim um investimento. Mais de 60% da economia das cidades depende dos recursos da Previdência, e muitos aposentados contribuem para a renda familiar, o que ajuda na distribuição de renda e impulsiona a economia.
Desse modo, ele destacou que a humanização dos serviços do INSS incluirá um atendimento mais avançado por meio da telemedicina, facilitando o acesso aos benefícios previdenciários.
Por fim, com o retorno de todos os funcionários às agências em janeiro de 2024, espera-se que as filas para perícias médicas se reduzam e o atendimento aos cidadãos melhore.
Veja também: Nubank anunciou NOVOS benefícios para o cartão Ultravioleta; confira
Serviços previdenciários disponíveis pela internet e pelo telefone
Pela internet:
- Pedir aposentadoria urbana.
- Pedir aposentadoria por tempo de contribuição.
- Pedir salário-maternidade.
- Obter o extrato da Previdência.
- Realizar simulações de tempo de contribuição.
- Verificar o crédito do benefício.
- Gerar a carta de concessão.
- Agendar perícia.
- Consultar o resultado de perícias.
- Obter o extrato de empréstimo consignado.
- Verificar o extrato de Imposto de Renda.
- Consultar a declaração de benefício (consta/nada consta).
- Verificar a situação da revisão de benefício.
- Alterar os dados de contato.
- Simular o valor do benefício (pelo site).
Pelo telefone 135:
- Pedir aposentadoria por idade e tempo de contribuição urbana.
- Pedir o salário-maternidade urbano.
- Obter informações sobre os serviços do INSS.
- Consultar perícia agendada.
- Conferir as datas de pagamento do benefício.
- Obter informações sobre o benefício.
- Atualizar o endereço.
Veja também: ESTAS coisas podem ACABAR com seu auxílio-doença do INSS