O que o turismologo estuda?

Quem gosta de viajar, pesquisar História, Cultura e Gastronomia, e está sempre buscando passeios diferentes, deveria considerar a graduação em Turismo como uma opção profissional.
O serviço de um formado em Turismo – chamado de turismólogo, apesar de o termo ainda não ser tão popular – consiste, justamente, em planejar roteiros turísticos, viagens e outras atividades que envolvem, viajar e se hospedar.
“Mas isso qualquer um faz”, dirão alguns prepotentes. E a resposta é: não.
Inclusive, porque para ser guia turístico ou agente de viagens, no Brasil, você precisa ter um registro junto ao Ministério do Turismo – o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).
O profissional de turismo é alguém que é altamente especializado em logística de viagens, pensando aspectos dela que você, talvez, nem se dê conta. Você sabe do que estamos falando?
Confira abaixo: quais são as matérias que um Turismólogo estuda?
1. Administração
Parar gerir um pacote turístico, uma agência, uma excursão, o turismologo precisa ser um administrador. Além disso, ele precisa entender sobre gestão de pessoas, a fim de organizar suas equipes, e as metodologias de trabalho e atendimento ao público.
Outras funções e incumbências do ramo administrativo, incluem a parte financeira (pra montar planilhas de custos para cada pacote, pensar pacotes mais ou menos econômicos) e a parte logística (transporte, hospedagens, alimentação, ingressos).
Pense: um turismologo precisa organizar uma viagem, nos mínimos detalhes. Sem um bom estudo de administração, isso fica quase impossível.
2. Línguas
O turismo consiste em viajar. E viajar pode ser para dentro do Brasil, ou para fora. E se for para fora, falar Inglês é regra.
Existem países onde a língua inglesa tem menos aceitação ou, onde uma parcela da população fala um inglês muito básico. Mesmo assim, a língua de Shakespeare ainda é a Língua Franca de negociações internacionais.
Além disso, há turistas estrangeiros que vêm ao Brasil. Os profissionais de turismo precisam estar prontos para atendê-los. Nesse caso, inglês é fundamental.
Devido aos vizinhos fronteiriços brasileiros, o espanhol também é uma língua necessária para o turismólogo.
E lembre – quanto mais línguas você falar, maior será seu campo de trabalho, no turismo. Aprender uma língua não é só saber gramática. É saber, também, a cultura de seus falantes.
3. Historia e Geografia
Saber História e Geografia permite que o guia e o agente de turismo façam pacotes e projetos de viagens mais completos.
Entendendo sobre a história de um lugar e seu meio-ambiente, o guia é capaz de oferecer um serviço diferenciado, seja em informação ou vivências.
Além de saber identificar melhor o que seu cliente procura, dentre as opções de destinos, acomodações e passeios.
4. Artes e Cultura
Imagine o que seria um tour pelo Louvre com alguém que não sabe nada sobre arte… Você sentirá que falta alguma coisa.
Informação e conhecimento sobre o lugar. Não basta ver, é preciso entender. E isso, o guia aprende estudando Artes (pintura, escultura, fotografia) e Cultura (culinária, social, folclórica).
Assim, seus pacotes serão mais completos e criativos.