O que são as famosas cirurgias clandestinas?
Muitas de nós sonham em realizar uma cirurgia plástica. E são muitas as opções: uma correção no nariz, um implante de silicone nos seios ou nas nádegas, entre tantas outras que o mercado nos disponibiliza. Mas chegar à realização desse sonho pode passar por um problema muito sério, cair nas mãos de médicos que realizam cirurgias clandestinas.
São vários relatos de mulheres que buscam cirurgias plásticas por preços baixos. Na maioria das vezes o procedimento é realizado em outros países, como na Bolívia, onde o custo é menor. O problema é que esses médicos realizam os procedimentos sem nenhuma segurança. Para começar, realizam as cirurgias em clínicas nada adequadas. Existem relatos de mulheres que escutaram do médico: “Aguente a dor, não estamos usando anestesia”. E, acabando a cirurgia, nem mesmo em observação ficam. Vão embora muitas vezes de ônibus, recém-operadas. Não retornam nem mesmo para tirar os pontos.
Já não bastasse tudo isso, ainda vemos os relatos de médicos utilizando materiais inapropriados para as cirurgias.
Nos Estados Unidos, recentemente um homem foi preso por exercer “prática ilegal de medicina”. Ele cobrava mais barato que qualquer hospital legal para fazer o procedimento. Vários pacientes ficaram desfigurados e o departamento médico responsável pelas cirurgias corretivas retiraram das nádegas das pacientes azeite, selante de pneu, supercola, entre outros materiais.
Os médicos alertam que as consequências podem ser irreversíveis. Cicatrizes, deformações, amputações e até a morte.
O conselho de medicina recomenda a todos que antes de realizar qualquer tipo de cirurgia estética, reflita se a mesma é necessária ou um simples capricho. Infelizmente muitos estão banalizando as cirurgias. Os Conselhos Regionais de Medicina lembram que uma cirurgia estética “não é um corte de cabelo”. Existem riscos e consequências.
No Brasil, muitos médicos estão exercendo essa profissão ilegalmente. Muitos não possuem diplomas reconhecidos em território nacional. Se caso surgir alguma complicação, não será possível nem mesmo recorrer a ações judiciais, pois não são registrados.
Por isso, antes de se submeter a uma cirurgia, analise bem a necessidade. Se mesmo assim resolver prosseguir, busque médicos formados, devidamente registrados. Lembre-se que esses procedimentos precisam ser feitos em um hospital. Procure conhecer tudo o que vai acontecer e verifique se as informações são reais. Nunca se submeta a cirurgias em clínicas. Eles não têm nenhum recurso caso haja necessidade.
No mais, lembre-se que é da sua saúde que estamos falando. E com essa não podemos brincar.
# cirurgias clandestinas, riscos, estética, cirurgia plástica