O que são fungos?
Você sabe o que são fungos? Sabe falar o nome de um fungo, além de cogumelos? Veja aqui!
De todos os seres vivos do planeta, uma das espécies mais fascinantes são os fungos – que não, não são só cogumelos! Fungos são seres vivos cuja natureza ainda não é totalmente conhecida pelos biólogos.
Isso porque, os seres desse reino têm características muito próprias. Entretanto, eles também são muito populares no mundo todo, como fonte de alimento.
Mas não só para consumo – fungos também são usados há séculos para a produção de remédios ou como “ferramentas” agrícolas.
Assim, você quer saber o que são fungos? Veja nosso artigo e descubra tudo sobre esses seres vivos fascinantes!
Um pouco de biologia
Fungos são seres do reino Fungi e embora pareçam visualmente com plantas, em termos de microbiologia, as células deles são estruturalmente mais próximas das células de animais.
Plantas têm suas células revestidas de celulose. Os fungos, por sua vez, têm quitina e glucanos, que são substancias que aparecem em seres como artrópodes.
Além disso, fungos não produzem o próprio alimento, diferente de plantas. Fungos absorvem substancias de matérias orgânicas (como decompositores) ou atacam outros seres vivos (como parasitas).
Um “produto” antigo
Fungos também têm uma importância histórica e social quase tão antiga quanto à própria civilização humana. Desde mais ou menos os ano 4 mil antes de Cristo, eles já apareciam como alimento, como o champignon (Agaricus bisporus), shiitake (Lentinula edodes), dentre outros.
Além disso, algumas espécies eram empregadas em tratamentos medicinais, por suas propriedades anti-inflamatórias ou psicotrópicas.
Já na produção de alimentos e bebidas alcóolicas, fungos são os principais agentes. Notadamente, a levedura Saccharomyces cerevisiae um fungo fundamental para a produção de fermento e álcool.
Além disso, há séculos que eles são usados na agricultura, para fazer biocontrole de pragas, nutrição do solo, dentre outros.
Fungos na medicina
Além de importantes aliados na produção de alimentos, a descoberta de fungos, para a produção de remédios, revolucionou o mundo.
Alexander Fleming (1881-1955), microbiologista que descobriu a penicilina em 1928 revolucionou a Farmácia. Desde então, milhares de novos antibióticos foram desenvolvidos, a partir de espécies de fungos.
Estudos recentes também mostram a possibilidade do uso de fungos na produção de remédios psicotrópicos (isso é, remédios para tratar doenças mentais), imunossupressores (anti-inflamatórios essenciais em transplantes de órgãos).
O “lado B” dos fungos
Fungos são seres vivos incríveis, e importantíssimos para a sustentação da vida como conhecemos. Porém, há espécies que podem ser tóxicas ou parasitárias, causando doenças, infectando plantas, ou levando a morte
O exemplo mais conhecido é o Amanita muscaria (o cogumelo vermelho de pontos brancos), que pode causar ulceras fortíssimas. Já o seu “parente” Amanita virosa, esse é mortal.
Já a família de fungos Cordyceps (famosa na série The Last o us) em sua versão real não ataca pessoas, mas é uma espécie parasita em insetos, enquanto que a espécie Fusarium oxysporum, causa infecção de bananeiras, levando a arvore a morte.
Fungos também atacam seres humanos, como no caso de doenças como candidíase (causado pelo Candida albicans) ou histoplasmose (infecção pulmonar causada pelo fungo Histoplasma capsulatum).