O Que são os Distúrbios do Sono?

O Que são os Distúrbios do Sono?

 

Dormir pode ser alívio para umas pessoas e pesadelo para outras. Especialistas afirmam que o sono muda ao longo da vida. Quanto mais velha a pessoa fica, mais cedo ela se cansa e mais cedo ela acorda e é exatamente nessa fase da vida que mais ocorrem os casos de distúrbios do sono. 

Os bebês, por exemplo, podem dormir até 6 horas por dia; já um adulto, pode ficar na cama entre 7 e 8 horas, sendo que esse número diminui ainda mais quando a velhice chega.

Em algum momento da vida a maioria das pessoas acabam encontrando uma certa dificuldade para dormir. Ou então acorda no meio da noite e não consegue pegar novamente no sono. No dia seguinte a pessoa fica cansada, sonolenta e as horas parece que não passam. 

Se isso já aconteceu com você, não se sinta uma exceção. Milhões de pessoas sofrem de problemas relacionados com o sono. A questão é saber quando se trata de casos isolados, e quando é necessário procurar ajuda médica.

Fases do sono

 

O sono tem quatro fases, sendo que cada uma delas é responsável por diferentes atividades e quando ocorre complicações em qual quer uma dessas fases, podem ocorrer danos à saúde a pequeno ou longo prazo.

A primeira fase começa quando a pessoa começa a sentir os primeiros sinais de sono. Nessa fase ela é facilmente despertada.

A fase dois é marcada pela diminuição da temperatura corporal, da respiração e dos batimentos cardíacos. Essa fase é conhecida como fase do sono leve.

A fase três é semelhante a segunda; com a diferença de que nessa fase o sono é mais pesado.

A quarta fase do sono é conhecida como fase do sono profundo ou sono R.E.M. É nessa fase que ocorrem os sonhos. 

R.E.M, em inglês significa rapid eye movement ou movimento rápido dos olhos. Durante o sono R.E.M os olhos se movem rapidamente e a atividade cerebral é semelhante àquela em que o indivíduo está acordado.

Uma boa noite de sono é condição essencial para garantir a disposição para o trabalho, o estudo e o lazer; mas do que isso, é fundamental para manter a saúde em dia.

Sintomas dos distúrbios do sono  

 

As primeiras indicações de distúrbio de sono se dão através da alteração do humor e da capacidade mental, como por exemplo, memória e raciocínio.

Pernas inquietas, sonambulismo, insônia, sonolência excessiva e apneia do sono; esses são apenas alguns dos sintomas dos distúrbios do sono.

Fica até fácil de entender a existência de diversas doenças em pessoas que não praticam uma rotina saudável de sono. 

Dessa forma, dormir bem é muito importante para se manter a saúde; ao contrário do que muitos pregam por aí, dizendo que dormir é perda de tempo. 

A boa qualidade do sono é tão importante quanto a alimentação e a prática de esportes. Pessoas que dormem pouco, ou as que dormem muito além do necessário podem se tornar grandes candidatos a desenvolverem doenças como hipertensão e diabetes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.