O que se estuda em Letras?
Um dos cursos universitários mais importante de todos é o curso de Letras. A importância desse curso se deve a uma de suas principais possibilidade: a formação de professores de Língua Portuguesa.
Afinal, escrever e ler a própria língua, com domínio e naturalidade, não é algo simples, por mais que aprendamos a falar desde o berço. É preciso entender como se estruturam as partes de uma frase, inclusive, para interpretar textos, e nos comunicarmos de forma polida.
Essa é uma das incumbências dos professores de português, em aulas como Literatura ou Redação. Porém, o curso de Letras não se restringe a formação de professores.
Inclusive, o aluno da Letras não recebe formação de alfabetização (na maioria das universidades – essa costuma ser ensinado na faculdade de Pedagogia).
Assim, o que se estuda em Letras. Para saber mais leia nosso artigo.
1. Português
Estudar Português em Letras parece ser algo óbvio, afinal, estamos no Brasil. Porém, não é, mesmo porque, o que estudamos em Letras não é Português, mas áreas da língua portuguesa.
Áreas como oralidade, etimologia, e morfologia compõem a maioria dos currículos de Letras, de todas as universidades do Brasil, e essas matérias auxiliam o estudante a aprender sobre a língua, em seu sentido mais amplo – isso é, pela sua formação e evolução na sociedade.
Além disso, há matérias relacionadas à História social e política da língua, como o caso das matérias de etimologia, que traçam as origens da língua desde o Império Romano, até os dias de hoje.
2. Latim
Isso nos leva a segunda matéria, que aparece em, praticamente, todas as faculdades de Letras do Brasil: o Latim.
Apesar de a língua não ser mais utilizada socialmente, pelo menos, desde o século 5 estudar ela é de enorme importância, para o estudante de Letras, para ele entender as origens da língua portuguesa, além de sua estrutura.
Além disso, pelo estudo do Latim, é possível identificar as raízes da cultura ocidental, uma vez que nossa cultura advém, em grande parte, dos ícones culturais greco-romanos e cristãos.
3. História e Crítica Literária
Apesar de nem todos os alunos de Letras terem interesse em Literatura (há os “fãs” da gramática, no curso), as matérias e História e Crítica Literária são essenciais, para a formação de uma consciência crítica acerca das produções escritas em português.
Ao estudarmos a Literatura, de seu início pré-escrito, até as formas contemporâneas, por vezes, apenas publicadas em blog, identificamos formas de entendimento da própria estrutura da sociedade.
Já a crítica literária, essa serve para instrumentalizar o aluno, nas diferentes formas e produção de obras de literatura, dos primeiros séculos, até a atualidade.
4. Linguística
Linguística não é Português, mas uma matéria que se refere a construção gramatical de uma língua em geral. Portanto, em matérias de linguística, o aluno de Letras aprende sobre a forma como a comunicação verbal se dá.
Essas matérias podem incluir linguística escrita, linguística oral, análises gramaticais, etimologia, sociolinguística (os estudos sociais acerca da comunicação) dentre outros.