O que se estuda em uma faculdade de música?
A graduação em música se resume a 4 anos tocando instrumento? Não! Tem muito mais coisa. Saiba mais no artigo.
Quando nós, leigos, pensamos na faculdade de música, é provável que a maioria vai dizer que nesse curso, o aluno ficara 4 anos apenas estudando o instrumento. Porém, essa é uma visão bastante equivocada de uma faculdade de música.
Alguém que só estuda o instrumento, e se torna o melhor músico do mundo nele, certamente é um grande músico. Mas é muito provável que, a essa pessoa, falte conhecimentos que farão dele um músico completo.
Isso porque, em uma graduação em música, ainda mais se ela tiver habilitação em algum instrumento específico, há milhares de matérias, além da prática de instrumento.
Quer saber o que alguém estuda em uma faculdade de música? Veja nosso artigo e prepare seus ouvidos!
1. Teoria Musical e História
Quem vai se formar em música precisa conhecer música. Não apenas aquele gênero que lhe agrada, não apenas um período ou país do mundo. Claro que uma graduação é, principalmente, um recorte. Porém, ele é um recorte que abrange questões básicas.
De forma geral, esses estudos podem ser enquadrados na categoria de Teoria da Música. Os nomes podem variar bastante, de universidade para universidade.
Além disso, há aulas de História da Música. Nelas, o aluno aprende sobre diferentes estilos e épocas, da pré-história a contemporaneidade, eventualmente, aprendendo sobre relações politico-culturais entre música e sociedade.
Com Percepção e forma, por sua vez, há um estudo no sentido de aprimorar o senso crítico e estético do estudante. Ele aprende sobre estilos, formas composicionais, escalas, técnicas, análises de estrutura musical, dentre outros.
2. Performance e Prática
E como é um curso de música, é quase certo que você estará estudando também algum instrumento (ou canto, mas vale dizer que a voz também é um instrumento). Assim, há diversas matérias práticas.
Elas podem variar um pouco de universidade para universidade, mas em geral, serão matérias de teoria do instrumento, seu desenvolvimento histórico, e questões de forma e composição específicas dele.
Além disso, provavelmente, haverá aulas de prática em orquestras, bandas, corais e similares, aulas de improvisação, leitura de partitura, aula de estilos musicais daquele instrumento, dentre outros.
Por fim, é possível haver aulas de luteria (ou seja, a construção técnica do seu instrumento), a fim de que você conheça ele detalhadamente.
3. Composição
Novamente, aqui é uma matriz que pode variar de universidade pra universidade. Porém, é provável que você vá ter algumas aulas de composição.
Nelas haverá estudos e práticas da criação musical, incluindo escrita para bandas e orquestras, arranjo, aulas de escrita de partitura e similares, além e composição para o seu instrumento específico.
4. Licenciatura
Há universidades que oferecem graduação em licenciatura e bacharelado em música. Ou seja, ensinarão você a ensinar música.
Afinal, existem praticas pedagógicas do ensino de música – que é uma matéria bem diferente de Português ou Matemática, por exemplo.
Aqui você aprenderá matérias como práticas de sala de aula, exercícios para treinar seus alunos, didática para desenvolver percepção musical (em crianças, principalmente), dentre outras.