O que um engenheiro faz? Em que áreas de trabalho um engenheiro pode atuar?
Muitas vezes, quando alguém da nossa família ou amigos diz que pensar em estudar engenharia, o primeiro pensamento que temos (salvo se formos, nós mesmo, da engenharia) é: vai construir prédios.
Associar a engenharia à construção civil é uma das milhares de atribuições cabíveis a alguém com essa formação. A Civil é a área de engenharia mais tradicional, provavelmente, porque ter um lugar para morar é a primeira demanda do ser humano.
Mas hoje, o mercado de trabalho para um engenheiro é tão grande que, talvez, ela só se equivalha a Direito e Administração, em termos de “muitas possibilidades profissionais”.
Além dos campos muito específicos – construir coisas como prédios, máquinas ou produtos –, um engenheiro pode ir para o Setor Bancário, Setor Econômico, Setor Administrativo, Desenho Técnico, entre outras.
Mas, basicamente, a engenharia se concentra em uma atividade: construir.
Construindo coisas
Falar que um engenheiro “constrói coisas” é um tanto amplo e genérico. Mas a ideia da faculdade, em geral, é essa: desenvolver algum produto final. Esse produto pode ser um prédio, um carro, um sistema de Inteligência Artificial, uma Linha de Produção, um tipo de milho resistente à geadas, um sofá-cama ergométrico…
Colocar como possibilidade de atuação de um engenheiro um sofá-cama e um Sistema de IA parece muito fantasioso para você?
Pois saiba que ambos os produtos envolvem um processo de produção parecido: eles precisam ser desenvolvidos, de uma ideia inicial abstrata, para um produto final concreto, e aplicável no dia-a-dia.
O trabalho de um engenheiro envolve, necessariamente, a especialização em alguma das muitas áreas subjacentes da principal (Engenharia).
Logo, se você se especializa em engenharia ambiental; seu amigo, em engenharia de produção; sua outra amiga, em engenharia de softwares, os objetos de trabalho de vocês três vai variar – e muito.
O que não mudará são as técnicas de análise e produção.
Identificando problemas, pensando em soluções – Eis a Engenharia!
O que liga todas as especializações da engenharia é a forma como eles vão trabalhar. A forma metodológica, especificamente. De forma um pouco genérica, podemos dizer que um engenheiro vai seguir esses 4 passos:
-
Um engenheiro será colocado diante de um problema ou questão.
-
Então ele precisará analisar os componentes desse problema, analisar as técnicas possíveis de resolução, analisar problemas subsequentes do problema inicial, analisar a resolução desses.
-
Então, fará uma análise de custos e materiais necessários.
-
Por fim, coordena a produção e implementação daquilo que ele elaborou.
Essa “fórmula” pode ser aplicada a praticamente qualquer objeto final que exija um conhecimento técnico-cientifico em sua produção. Pense em um problema, pense em como você quer que seja a solução, pense em como você vai chegar a ela, comece a trabalhar.
A partir dessa “receita”, alguém formado em Engenharia consegue atuar em quase todo o tipo de mercado de trabalho. De alimentos à prédios, passando por brinquedos, ecossistemas, remédios, desenhos técnicos, softwares, máquinas, apps, TI e até equipes de trabalho corporativo.