O roubo do vaso
Imagine que, em uma luxuosa mansão, houve o roubo do vaso principal de uma coleção, com preço inestimável. O dono do artefato tratou de chamar um famoso detetive para resolver o enigma. E ele descobriu que apenas um de seus dois filhos poderia ser culpado pelo furto.
Mas qual deles? Ambos tinham justificativas praticamente perfeitas, exceto por um mísero detalhe. Será que você é capaz de descobrir qual? Prepare seu espírito investigativo e vamos ao nosso desafio.
Tente decifrar o roubo do vaso
Vamos contar essa história direita. Uma bela manhã, um milionário que vivia com seus dois filhos em sua mansão notou o sumiço do vaso mais precioso de sua coleção:
Imagem: Divulgação.
Sem perder tempo, o homem tratou de chamar o detetive mais famoso da cidade para resolver o problema. Ao chegar no local, o investigador constatou que o roubo havia sido bem recente. Mais precisamente na noite anterior.
O homem afirmou que durante esse período apenas ele e seus dois filhos estavam em casa. Então o detetive foi interrogar ambos, começando pelo mais novo, que estava voltando da academia em seu carro esportivo.
Ao ser perguntado sobre o roubo do vaso, ele afirmou que na hora estava no quarto ouvindo música e não percebeu nada. Em seguida, o detetive foi interrogar o irmão mais velho, que estava tomando um banho de piscina.
O rapaz afirmou que estava em casa na hora, e havia visto algo estranho. Seu irmão estava colocando uma caixa no banco de trás de seu carro e saindo a toda velocidade. Com base nessa informação o detetive soube imediatamente quem era o culpado e o prendeu. Você saberia dizer qual dos dois irmãos foi condenado pelo roubo do vaso?
Resposta para esse enigma
E então, qual dos dois irmãos é o culpado? Um deles está mentindo e o outro falando a verdade. Vamos trazer a resposta logo abaixo, mas antes tente analisar todos os detalhes da investigação. Há uma informação que contém a chave para descobrir o ladrão.
Bom, ao ouvir a versão do irmão mais velho, o detetive nem precisou investigar o carro do irmão mais novo. Ele soube na hora que se tratava de um depoimento mentiroso. Afinal de contas, o rapaz afirmou que viu o jovem colocar uma caixa no banco de trás de seu carro esportivo.
Mas carros esportivos tem apenas dois lugares! Logo, o responsável pelo roubo do vaso foi o irmão mais velho, detido na hora pelo detetive. Assim, após uma rápida investigação em seus pertences, o artefato foi descoberto e devolvido ao dono.
Desafie seus amigos com o roubo do vaso
Este é um pequeno exercício de lógica e percepção. Muitas pessoas podem não saber, ou não perceber em um primeiro momento que carros esportivos tem apenas dois lugares. Mas ao pensar um pouco sobre esse enigma, torna-se claro que o álibi do irmão mais velho foi forjado.
Com isso em mente, desafie seus amigos, familiares e conhecidos com esse teste. Veja quem é suficientemente rápido para perceber a mentira no depoimento do irmão mais velho.