O segredo do cofre: você consegue passar no teste?
Existem poucas coisas tão seguras e complexas quanto um segredo do cofre. Mas hoje temos um desafio diferente nesse sentido. Você não precisará descobrir nenhuma combinação mirabolante. Mas sim usar suas habilidades lógicas para responder uma importante pergunta.
Dito isso, é hora de apresentar nosso teste. Veja se você consegue matar a charada do segredo do cofre de forma simples e eficiente.
Mate a charada que há por trás do segredo do cofre
Nosso desafio se passa em uma empresa multimilionária composta por 4 sócios. O problema é que eles não confiam uns nos outros. Por isso, conservam todos os fundos de seu negócio em um imenso e impenetrável cofre:
Imagem: Divulgação
Como nenhum deles tem confiança em seus colegas, os quatro chegaram a um acordo sobre o cofre. Ele só poderá ser aberto se 50% dos sócios aceitarem a ideia. Ou seja, dois. Nesse sentido, a ideia é que haja, no mínimo, dois detentores de chaves para fazer isso.
Mas aqui está o segredo do cofre. Uma chave abre uma única fechadura, mas é possível que sejam feitas cópias funcionais delas. Além disso, quais dos dois sócios devem ter todas as chaves que abrem as fechaduras. Ao mesmo tempo, individualmente nenhum dos sócios deve ter as chaves que abrem o cofre.
Agora com todas essas informações em mente, a pergunta é a seguinte: quantas fechaduras devem ser instaladas e quantas chaves devem ser divididas entre os sócios para que um não abra o cofre, mas dois sim?
Descubra o segredo do cofre
Bom, como você pode ver o segredo do cofre não envolve combinações mirabolantes. De fato, para chegar na resposta desse enigma o pensamento lógico fará toda a diferença. E antes de te darmos a resposta, veja uma dica para facilitar seu trabalho.
Tente separar as chaves por números para dar aos sócios. Assim fica mais fácil resolver esse enigma. Dito isso, você consegue adivinhar a resposta? Se não foi possível, fique tranquilo. Vamos te dar abaixo o resultado desse enigma seguindo exatamente essa dica:
- Primeiro, considere que cada sócio precise ter, no mínimo, 1 chave para abrir o cofre;
- Dessa forma, serão 4 chaves que você pode separar como 1, 2, 3 e 4;
- Agora, para o primeiro sócio você pode dar as chaves 2, 3 e 4;
- Para o segundo sócio, a ideia é que ele fique com as chaves 1, 3 e 4;
- Já o terceiro sócio deve ficar com as chaves 1, 2 e 4;
- Por fim, o quarto sócio poderá ficar com as chaves 1, 2 e 3.
Pronto! Agora todos os sócios deverão entrar em acordo de no mínimo 2 para que o cofre seja aberto. Dessa forma a gente consegue resolver o enigma e deixar todos donos do grana que está lá dentro um pouco mais tranquilo.
Conseguiu descobrir o segredo do cofre? Aproveite para repassa-lo para frente aos seus amigos e conhecidos e veja quem consegue decifra-lo. Este é um ótimo exercício para testar habilidades de pensamento lógico de forma divertida e desafiadora.