O treino de velocidade

Vamos exercitar o cérebro resolvendo o teste do treino de velocidade? Aqui você precisará pensar rápido para descobrir quantas vezes dois talentosos pilotos de carro se cruzaram em meio a uma intensa atividade de corrida. E isso sem precisar usar cálculos complexos.

Ficou interessado nesse enigma? Então preste atenção nas informações abaixo e veja se você consegue descobrir a verdade por trás do treino destes atletas corredores.

O enigma do treino de velocidade

Então vamos lá. Dois talentosos pilotos de carro treinam em um circuito fechado. Ambos ligam seus veículos ao mesmo tempo e partem do mesmo ponto:

treino de velocidade

Imagem: divulgação.

Só que, para um não atrapalhar o treino do outro, um dos pilotos parte em sentido horário e o outro em sentido anti-horário. E assim, ao meio-dia em ponto eles se coincidem novamente. Nesse período, o piloto A fez 11 voltas completas e o piloto B 7 voltas completas.

E aqui temos o nosso enigma do treino de velocidade: quantas vezes eles se cruzaram até o exato momento descrito acima? Você pode tentar resolver esse texto com alguns cálculos. Mas é igualmente possível se dar bem nele aplicando uma boa dose de lógica.

Como resolver esse enigma

Caso queira aplicar raciocínio matemático para resolvê-la, você terá que super que o piloto A é mais rápido que o B. Por dar 4 voltas a mais, é preciso pensar em questões de velocidade e de sentido, considerando um tamanho aleatório para a pista de treinamento de ambos.

Mas a boa notícia é que, há um segundo jeito muito mais simples e eficiente de resolver esse enigma. Para isso, primeiro imagine os dois carros em uma linha reta maleável. O piloto A fez 11 voltas no sentido horário, ao mesmo tempo que o piloto B fez 7 no anti-horário.

Isto significa que esta linha será tão larga quanto um equivalente a 18 voltas. E se você imaginar que o piloto B ficou parado, apenas filmando o piloto A, este deveria correr em uma velocidade impossível para cruzar por ele 18 vezes.

Portanto, os dois seguindo em velocidades constantes, com sentidos opostos e número de voltas diferentes, deverão se cruzar 18 vezes ao longo de seus trajetos. Com uma simples interpretação de terreno e soma de voltas totais você tem o resultado do treino de velocidade.

Passe o treino de velocidade para seus contatos

É interessante fazer esse teste para aquelas pessoas que adoram matemática. Muitas delas vão tentar usar cálculos e explicações complexas para tentar resolvê-lo. Só que, na verdade, um simples exercício de lógica trará o mesmo resultado rapidamente.

Por isso salve esse desafio para compartilhar com seus contatos e ver quem é capaz de resolvê-lo da melhor forma. Seja por lógica ou habilidade matemática, esse é um exercício cerebral tão completo quanto o treino que os dois pilotos fizeram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.