Objeto direto e indireto: definição e exemplos

Entenda como esses elementos se relacionam com o verbo e como são identificados na frase.

Na sintaxe, as palavras que se relacionam com o verbo e complementam seu sentido podem ser classificadas em duas categorias: objeto direto e objeto indireto. O primeiro tipo não requer preposição, enquanto o segundo só faz sentido completo se houver uma preposição entre ele e o verbo.

Leia também: Elementos da comunicação: quais são e sua importância

Continue lendo este artigo para entender melhor a diferença entre objeto direto e indireto, assim, aprenderá como identificá-los e sua relação com os pronomes oblíquos. Todos esses temas são cruciais para uma boa compreensão textual e contribuem para um desenvolvimento mais preciso na escrita de redações.

Exemplos de objeto direto e indireto

Direto

O objeto direto é o termo da oração que sofre diretamente a ação do verbo, ou seja, é o alvo direto da ação verbal, sem a necessidade de preposição. Ele responde à pergunta “o quê?” ou “quem?”.

Exemplo:

  • Patrícia comprou um carro. (O que Patrícia comprou? Um carro.)

Nesse exemplo, “um carro” é o objeto direto da ação “comprar”. Ele recebe diretamente a ação realizada por ela.

Indireto

O objeto indireto, por sua vez, é o termo da oração que também sofre a ação do verbo, mas de forma indireta, exigindo uma preposição para ligá-lo ao verbo. Ele responde à pergunta “a quem?”, “para quem?”, “de quem?”, “para o quê?”, “de quê?”, etc.

Exemplo:

  • Lucas deu um presente especial para o irmão. (A quem Lucas deu um presente? Para o irmão.)

Neste caso, “para o irmão” é o objeto indireto da ação “dar”. “Irmão” recebe a ação de dar, mas de forma indireta, pois a preposição “para” é necessária para estabelecer essa relação entre o verbo e o termo.

Objeto direto e indireto: definição e exemplos (Foto: Unsplash).
Objeto direto e indireto: definição e exemplos (Foto: Unsplash).

Objeto direto preposicionado

Em alguns casos, o objeto direto pode vir acompanhado de preposição. Isso não implica uma mudança em sua classificação, já que não é uma característica obrigatória.

No português, nós vemos isso como um objeto direto preposicionado, que é quando o verbo não exige a presença da preposição, mas o falante opta por adicioná-la por razões estilísticas ou para evitar ambiguidades.

  • Quem beber do ponche antes das 20h vai se ver comigo.

Beber do quê?

Do ponche.

Observe como o verbo permite uma resposta com ou sem preposição para o mesmo objeto. Isso mostra que a palavra “do” não é obrigatória, embora contribua para o sentido da mensagem.

  • João Paulo teme a Deus.

A preposição “a” é completamente dispensável, pois a frase ainda faz sentido quando dizemos que “João Paulo teme Deus”. Normalmente, os falantes usam a preposição para enfatizar quem é o alvo.

Oblíquos como objetos

Os pronomes oblíquos são excelentes ferramentas da Língua Portuguesa para evitar repetições de termos e promover uma comunicação mais clara e eficaz.

Eles são utilizados na frase como objetos diretos ou indiretos. Abaixo estão as formas de substituição:

  • No objeto direto, utilizamos o, os, a ou as;
  • Para objetos indiretos, usamos lhe ou lhes;
  • “Me, te, se, nos e vos” podem ser tanto objetos diretos como indiretos.

Veja os exemplos da aplicação desses pronomes oblíquos em frases:

  • “Chamei-os para comer o jantar” — o “os” substitui “meus filhos”, desempenhando o papel de objeto direto (chamou quem? meus filhos).
  • “Obedeci-lhe assim que gritou comigo.” — o pronome oblíquo “lhe” corresponde a “a ele” ou “a ela”, ocupando o lugar de um objeto indireto.
  • “Elegeram-me como funcionário do mês” — o verbo “eleger” é transitivo direto, portanto, “me” surge como objeto direto, respondendo à pergunta “elegeram quem? eu.”
  • “Falaram-me que a casa foi pintada de verde” — o verbo “falar” é transitivo direto e indireto. Quando questionamos “falaram o quê? que a casa foi pintada de verde”. Quando questionamos “falaram a quê? -me! (a mim)”, o “me” é o objeto indireto.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.