Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica recebe inscrições
O período de inscrição para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) deste ano já está aberto. De acordo com o cronograma, as inscrições para essa 27ª edição da competição de conhecimento serão recebidas até o dia 1º de maio. O regulamento estabelece ainda que as inscrições são totalmente gratuitas.
Podem participar da competição de conhecimento estudantes dos níveis fundamental e médio de todo o país, ou seja, as escolas podem inscrever desde alunos matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental I até os alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio.
Como realizar a inscrição?
Conforme especifica oregulamento da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, as escolas não cadastradas interessadas em participar ou com a inscrição inativa precisam criar uma conta no site da OBA. Após realizar o cadastro, a instituição de ensino poderá realizar login no sistema de inscrição e inscrever os alunos por nível.
Como as inscrições são totalmente gratuitas e online, basta realizar o cadastro dos alunos interessados em participar da OBA e aguardar a confirmação da inscrição.
Os estudantes não podem se inscrever de forma independente, de modo que, se o aluno interessado quiser participar da OBA, mas a sua escola não tiver interesse em se inscrever na competição, esse estudante poderá recorrer a outra escola para se inscrever. Para esses casos, o regulamento determina: “o estudante interessado poderá recorrer a outra escola de sua região cadastrada, desde que com consentimento desta, para realizar a prova junto a ela, o estudante interessado poderá recorrer a outra escola de sua região cadastrada, desde que com consentimento desta, para realizar a prova junto a ela”.
Confira aqui o regulamento da 27ª edição da OBA na íntegra.
Como será a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica?
A OBA é aplicada por meio de uma prova única, mas divida em quatro níveis. Nesse sentido, as provas são organizadas da seguinte maneira:
- a) Nível 1: destinada aos alunos do ensino fundamental, regularmente matriculados do 1o ao 3o ano. Duração desta prova: até duas horas.
- b) Nível 2: destinada aos alunos do ensino fundamental, regularmente matriculados do 4o ao 5o ano. Duração desta prova: até duas horas.
- c) Nível 3: destinada aos alunos do ensino fundamental, regularmente matriculados do 6o ao 9o ano. Duração desta prova: até duas horas.
- d) Nível 4: destinada aos alunos do ensino médio, regularmente matriculados em qualquer série/ano. Duração desta prova: até três horas
De acordo com o regulamento, as provas da 27ª OBA serão aplicadas no dia 17 de maio (ou antes dessa data). As provas serão compostas por dez perguntas, sendo sete de astronomia e três de astronáutica.
O documento indica ainda que a prova só é presencial e só pode ser realizada na instituição de ensino que inscreveu o estudante, sob supervisãodos aplicadores. Não há outra modalidade de prova da OBA em 2024.
Os alunos têm a oportunidade de se prepararem através da revisão de exames anteriores. No portal oficial da OBA, encontram-se disponíveis questões e respostas de todas as edições. Adicionalmente, o professor Ivys Urquiza, embaixador da olimpíada, disponibilizará uma seleção especial de vídeos no canal Física Total, no Youtube, onde serão abordadas resoluções de diversos exames da OBA.
A competição de Astronomia é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), com respaldo da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Além da premiação com medalhas para todos os níveis, a 27ª OBA selecionará os melhores classificados no nível 4 para participar de seletivas que escolhem os alunos que vão representar o Brasil nas Olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e na Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).
Com informações da Agência Brasil.