Onde ou aonde: Como e quando usar?
A língua portuguesa é repleta de palavras polissêmicas, ou seja, que apesar de apresentarem a mesma sonoridade, apresentam significados diferentes a depender do contexto. Há também aqueles palavras parecidas que guardam uma semelhança entre si, mas devem ser usadas em contextos diferentes.
A dúvida “onde ou aonde?” é um exemplo disso. Muitos brasileiros confundem o uso dessas duas palavrinhas tanto na escrita quanto na oralidade. Além de serem similares e relacionadas à ideia de lugar, essas duas palavras geralmente apresentam a mesma função morfológica e sintática. Isso faz com que muitos se perguntem sobre qual palavra usar: onde ou aonde?
Diante da similaridade de ambas as palavras, é natural que surja essa dúvida e que os falantes as confundam no dia a dia. No entanto, em contextos formais que exigem o uso da norma-padrão do português, como em provas e concursos públicos e vestibulares, por exemplo, é necessário usar cada palavra de acordo com o contexto gramatical.
Por isso, apresentamos a seguir quais são os contextos adequados de uso das palavras onde e aonde, explicando como você pode indentificar qual palavra usar para não cometer um equívoco em provas ou contextos mais formais, como uma entrevista de emprego, por exemplo. Confira a seguir!
Onde: Significado e contexto
De acordo com o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP), a palavra onde é classificada como um advérbio, podendo ser do tipo relativo ou interrogativo. Nesse sentido, o pronome relativo onde deve ser usado para designar um lugar/localicalidade, como nos exemplos a seguir:
- A praia onde eu perdi as alianças é longe daqui.
- Quero ir a um lugar onde eu possa descansar em paz.
Já a palavra onde como advérbio interrogativoé usada basicamente com a finalidadede questionar em que lugar acontece alguma coisa ou está algo ou alguém. Veja a seguir alguns exemplos:
- Onde será a formatura?
- Onde você guardou o dinheiro de comprar o pão?
Aonde: Significado e contextos
A palavra aonde também tem significado com noção de lugar, mas com noção de movimento. “Aonde” também é classicada como advérbio interrogativo, aparecendo no início das frases para fazer questionamentos, mas sempre com noção de mudança de um local a outro, como nas seguintes frases:
- Aonde eu devo ir para buscar a encomenda?
- Aonde você vai amanhã?
Onde ou aonde: Regras de uso
A principal regra para não errar no uso dessas duas palavras está relacionada a noção de movimento. Para isso, basta analisar a noção transmitida pelo verbo que será usado na oração.
Enquanto “onde“ é usado com verbos que expressam ideia de permanência, lugar fixo/ específico, “aonde” deve ser usado com verbos que expressam ideia de movimento. Veja a seguir como colocar esse conhecimento em prática:
-
Se puder substituir a palavra por “em que” ou “no qual” na frase, então use “onde”.
- Exemplo: “O lugar onde mamãe trabalha é legal” pode ser substituído por “O lugar em que mamãe trabalha é legal”.
-
Se puder substituir a palavra por “para onde”, então use “aonde”.
- Exemplo: “A cidade aonde eu vou” pode ser substituído por “A cidade para onde eu vou”.
ATENÇÃO! Deve-se evitar usar a palavra onde em contextos que não aprensentem noção de lugar. Esse é um equívoco cada vez mais comum entre os falantes. É inadequado usar a palavra para se referir a um contexto ou período de tempo, como na frase “A época onde vivemos”. Nesse caso, o ideal seria falar “A época em que vivemos”, não sendo correto do ponto de vista da norma-padrão substituir “em que” por “onde”.
Leia também Estão abertas as inscrições para o SiSU 2024; veja como se inscrever.