Desbloquear Bolsa Família: Onde posso desbloquear meu Bolsa Família?
Diante dos cortes que vêm acontecendo, saber onde desbloquear o Bolsa Família é imprescindível para conseguir recuperar o benefício, quando possível. Afinal, sabemos o quanto o pagamento desse Benefício Social é extremamente importante para milhares de famílias brasileiras, e seu corte pode causar um grande impacto no dia a dia dessas pessoas.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo com detalhes sobre como podemos desbloquear o Bolsa Família e onde esse tipo de desbloqueio deve ser feito. Acompanhe e tire as suas dúvidas!
Desbloquear Bolsa Família: Onde posso desbloquear meu Bolsa Família?
Basicamente, o beneficiário pode fazer o desbloqueio do Bolsa Família diretamente no setor responsável pelos cadastros no CadÚnico na sua cidade. Muitas vezes, o setor do CadÚnico está localizado dentro do CRAS. Portanto, você pode ligar e se informar se é no CRAS da sua cidade que esse controle é feito e, se sim, você poderá se dirigir ao local para tentar regularizar a sua situação.
Entretanto, antes de ir onde pode desbloquear o Bolsa Família, é importante considerar outro fator imprescindível: a causa do seu bloqueio. Esse é o ponto de partida que pode fazer a diferença. Afinal, dependendo do motivo pelo qual o bloqueio veio a acontecer, pode ser que não haja solução momentânea.
Por exemplo, se o Bolsa Família for bloqueado por ultrapassar o limite de renda per capita, inclusive para a Regra de Proteção, o benefício não só será bloqueado, como também cancelado. Isso porque se parte da premissa que com a nova renda a família não terá mais a necessidade de receber esse subsídio do Governo.
Por outro lado, se o bloqueio acontecer apenas por conta da falta de atualização dos dados cadastrais, o problema pode vir a ser resolvido quando você atualizar esses dados. Perceba que, nos dois cenários, o Bolsa Família é bloqueado, mas não necessariamente poderá ser desbloqueado.
Por isso, antes de “bater de frente” para conseguir o seu desbloqueio, considere avaliar se realmente você e sua família ainda atendem as regras do programa. Pois, caso não atendam, infelizmente não haverá nada que possa ser feito.
Entretanto, outro ponto que podemos destacar aqui é que esse bloqueio, quando relacionado com a falta de requisitos, não é algo vitalício. Dito de outra forma, se hoje a renda da sua família impossibilita que vocês recebam o benefício, mas no futuro a renda volte a cair e vocês precisem novamente do benefício, o pagamento poderá ser feito sem problema nenhum. Isso quer dizer que se houver uma nova necessidade no futuro, vocês poderão voltar ao Bolsa Família.
O que pode impedir de desbloquear Bolsa Família?
Como vimos, existe a possibilidade de desbloquear o Bolsa Família no CRAS ou no setor do CadÚnico na sua cidade, desde que seja regularizada a situação do seu cadastro. Entretanto, é evidente que nem todas as situações poderão ser desbloqueadas.
Se a família não se encaixar mais nas regras do programa, o bloqueio e até mesmo o cancelamento serão mantidos. Por isso, novamente reiteramos a importância de entender a causa do seu bloqueio, a fim de descobrir se há como recorrer e solicitar o desbloqueio ou não.