Afinal, qual é a diferença entre oração, frase e período?

Veja como essas estruturas linguísticas se organizam para formar enunciados com sentido completo.

No português do Brasil, muitas pessoas confundem frase, oração e período, mas há diferenças. Então por que a confusão? Bem, o que elas têm em comum é que todas são unidades de sentido na língua, organizadas para transmitir uma mensagem clara, logo tanta confusão faz sentido. Vamos esclarecer tudo hoje?

Leia também: O tal do verbo vicário: afinal, o que é isso?

Oração, frase e período

O que é frase?

Uma frase é caracterizada como qualquer enunciado que expressa um sentido completo.

Segundo Cunha e Cintra, as frases podem ser compostas de diversas maneiras. Em alguns casos, uma única palavra é suficiente para formar uma frase, como em “Fogo!” ou “Cuidado!”. Em outros, as frases podem conter várias palavras, e estas podem incluir ou não um verbo. Um exemplo de frase com verbo seria: “Por um tempo, vivi em Minas Gerais.” Já em frases sem verbo, o sentido ainda é completo, como em “Ó vida! Ó azar! Ó sorte!”

Tipos de frase

Há cinco tipos principais de frases na língua portuguesa, cada uma com características próprias:

  1. Frase declarativa: apresenta uma afirmação ou negação sem entonação especial. É usada para transmitir informações de maneira objetiva e geralmente termina com ponto final. Exemplo: Hoje não vou trabalhar.
  2. Frase imperativa: expressa uma ordem, solicitação ou instrução, contendo um verbo no modo imperativo. Normalmente, é marcada por um tom enfático e finalizada com ponto de exclamação. Exemplo: Traga o carro agora!
  3. Frase exclamativa: destaca-se por transmitir emoções ou sentimentos de maneira mais intensa. Frequentemente, termina com ponto de exclamação ou reticências. Exemplo: Que susto!
  4. Frase interrogativa: é caracterizada pela formulação de uma pergunta, terminando com ponto de interrogação. Exemplo: Quando começam as aulas?
  5. Frase optativa: expressa desejos ou vontades. Esse tipo de frase muitas vezes traz um tom de esperança ou expectativa. Exemplo: Que essa pandemia termine logo!

O que é período?

É a construção sintática que organiza uma frase em uma ou mais orações, sempre com o propósito de transmitir um sentido completo. Por se tratar de uma unidade de significado na linguagem, ele precisa obrigatoriamente apresentar um raciocínio finalizado.

Tipos de período

Os períodos podem ser divididos em duas categorias principais:

  1. Simples: quando o período é formado por apenas uma oração, ou seja, contém apenas um verbo. Exemplo: “Ele chegou ontem de manhã.”
  2. Composto: quando o período é composto por duas ou mais orações, ou seja, possui mais de um verbo. Exemplo: “Ele chegou ontem de manhã, mas viajou novamente no final da tarde.” (Note que há dois verbos na frase, o que indica a presença de duas orações.)

Os períodos compostos podem ser organizados de diferentes maneiras: por coordenação, quando as orações têm relação de independência entre si; por subordinação, quando há uma oração principal e outra que depende dela; ou por uma combinação de ambos os processos.

O que é oração?

A oração é uma unidade linguística caracterizada pela presença de um verbo ou locução verbal. Diferente da frase, ela pode não ter sentido completo. Por exemplo: “O dia decorreu sem grandes adversidades” ou “Ele havia dito a mesma coisa ontem.” Em geral, as orações apresentam um sujeito e um predicado. Vale lembrar que, mesmo quando o verbo está implícito, ainda existe uma oração. Um exemplo disso é: “No vestido, flores de todas as cores” (onde se subentende o verbo “havia”: “No vestido, havia flores de todas as cores”).

Tipos de oração

Podem ser classificadas em dois tipos principais:

  1. Oração subordinada: não tem sentido completo e depende de outra oração para se fazer entender. Em um período composto, ela complementa o significado da oração principal. Exemplo: “Ele andava por aí caindo de bêbado.”
  2. Oração coordenada: tem sentido completo e é sintaticamente independente. Em períodos compostos, orações coordenadas se relacionam de forma complementar, sem estabelecer uma hierarquia de dependência. Exemplo: “Chegou cedo e saiu tarde.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.