Ditados populares: os 10 mais famosos no Brasil e seus significados
Descubra a riqueza cultural do Brasil através de seus ditados populares!
No geral, os ditados populares são expressões transmitidas de geração em geração, que acabaram por ficar reconhecidas pela sabedoria por trás de cada afirmação. Ao compartilhar experiências e conhecimentos, eles auxiliam na compreensão de comportamentos e eventos, oferecendo insights valiosos às gerações mais jovens.
As expressões idiomáticas, que estão presentes em todas as línguas, são frases que carregam um significado particular, muitas vezes diferente do sentido literal das palavras usadas.
Veja mais: Redação 2024: veja 6 temas em alta para se preparar
Ditados populares famosos no Brasil
Mesmo sem sabermos exatamente como surgiram, essas frases são utilizadas pela população em geral, independentemente da idade ou classe social. Elas enriquecem a nossa linguagem, a tornando mais expressiva e interessante. Ao usarmos expressões desse tipo, nós estamos transmitindo não apenas o significado literal das palavras mas também uma carga cultural e histórica.
É como se estivéssemos contando uma pequena história, sem precisar usar muitas palavras.
Vamos dar uma olhada em alguns exemplos de expressões idiomáticas com origens incertas ou desconhecidas.
“Amigos, amigos; negócios à parte”
Quem nunca a usou, não é? No fundo, ela aponta que “qualquer amizade” tende a ser colocada à prova quando há dinheiro envolvido. Sendo assim, não é bom misturar as duas coisas. Independentemente de a pessoa a quem você deve (satisfação, dinheiro, fidelidade, etc.) ser sua amiga ou não, você precisa arcar com a sua responsabilidade, pois se fez negócios com ela, tem que cumprir a sua parte.
“Cão que ladra não morde”
Todo mundo conhece alguém que fala muito e faz pouco. Assim, essa expressão é muito usada para se referir a um tipo de pessoa que ameaça os outros com palavras. Diz que vai fazer e acontecer, mas, no fim, não faz nada.
“Quando a esmola é demais, até santo desconfia”
É sempre bom manter um pé atrás com alguns “tipos”, não é verdade? Nesse sentido, alertamos que, quando uma pessoa ajuda outra o tempo todo ou faz algo benéfico em excesso, às vezes quer dizer que ela se sente culpada por algo ou está prestes a aprontar, seja pedindo algo importante ou passando aquela pessoa para trás. Se liga, hein?
Ditados populares: os 15 mais famosos no Brasil e seus significados (Foto: Unsplash).
“Mente vazia, oficina do diabo”
Você nem precisa ser cristão para pegar essa referência. A expressão quer dizer que quando alguém não tem o que fazer, ou seja, fica ocioso por muito tempo, a sua mente pode acabar sendo tomada por pensamentos negativos ou péssimas ideias.
“Nem tudo que reluz é ouro”
Cuidado com aquele rapaz ou moça que chega na sua vida como se fosse a resposta para todos os seus problemas, hein? O ditado mostra que as aparências enganam. É preciso conhecer alguém mais a fundo para descobrir a verdade sobre o caráter dele.
“Um dia é da caça; outro, do caçador”
Mostra que o mundo dá voltas. Não se desespere quando for pego por uma rasteira de alguém importante. Às vezes, a vida se encarrega de te vingar! Mais para frente, o mesmo sujeito pode se ver na mesma situação ou em uma muito pior. Hoje, você pode estar na posição de vítima, mas amanhã pode já ter dado a volta por cima.
“Diga com quem anda que lhe direi quem és”
Se você nunca ouviu isso da sua mãe, pode não estar vivendo direito. Os mais velhos normalmente têm um olhar mais apurado sobre certas personalidades e conseguem ver de longe quando uma das nossas companhias não tem tanta coisa para nos oferecer, assim, isso quer dizer que você pode:
- ser definido pelo caráter das suas amizades;
- acabar se tornando como elas, apesar de não querer a princípio.
“Cada macaco no seu galho”
No fim, o melhor a se fazer é cada cuidar da sua vida e não se meter nos negócios dos outros, não é verdade? Em muitos casos, se a situação não exigir a sua opinião ou ação, é melhor deixar o outro resolver suas próprias coisas.
“De médico e louco, todo mundo tem um pouco”
No geral, as pessoas têm dois lados: um sensato e um impulsivo. Isso quer dizer que todos nós somos capazes de fazer o bem e o mal, basta haver a situação ideal. Nada pode ser dado como certo. A depender do contexto, até a pessoa mais calma e gentil, por exemplo, pode cometer um ato de violência.
“De grão em grão, a galinha enche o papo”
Alguns objetivos são alcançados aos poucos. Essa geração mais imediatista tem dificuldade de entender, mas várias coisas são conquistadas etapa por etapa. Sendo assim, calma. Mesmo devagar, você deve chegar lá.