Os 5 arquitetos mais importantes do Brasil e suas criações
Há arquitetos brasileiros que revolucionaram o mundo. Conheça eles aqui!
O Brasil tem profissionais extremamente importantes em suas áreas de atuação. Pessoas que mudaram os patamares e panoramas dessas, em todo o mundo.
Para citar alguns mestres, na Literatura, temos Machado de Assis (1839-1908). Nas artes visuais, Portinari (1903-1962). Na música, temos Villa-Lobos (1887-1959).
Na arquitetura também temos grandes arquitetos e designers, que mudaram a forma como essa área do conhecimento é produzida.
De Ramos de Azevedo a Ruy Ohtake, o Brasil é o país onde a arquitetura se desenvolve com criatividade e personalidade, e influencia designs em todo o mundo.
Logo, quem são os 10 arquitetos mais importantes do Brasil? Veja em nosso artigo!
1. Ramos de Azevedo (1951-1928)
Francisco Ramos de Azevedo foi o arquiteto e engenheiro que deu a São Paulo – e ao Brasil – alguns dos mais importantes prédios e edificações, como o Teatro Municipal e o Palácio de Justiça. Trazendo uma influencia europeia para as Américas, Ramos de Azevedo ajudou a fundar a Escola Politécnica da USP, e foi diretor do Liceu de Artes e Ofícios, assim, influenciando todos os projetistas brasileiros do século 20.
2. Lota de Macedo Soares (1910-1967)
Uma das primeiras mulheres a assinarem grandes projetos de arquitetura no Brasil, Lota revolucionou o urbanismo. Sua principal obra foi o Aterro do Flamengo, que coprojetou junto com nomes como Burle Marx. O Parque foi um marco no paisagismo mundial, pela sua inovadora união de espaços naturais a construções humanas.
3. Lucio Costa (1902-1998)
Um dos mais importantes arquitetos do mundo, Lúcio Costa revolucionou a estética Brasileira, ao trazer novas concepções visuais para prédios, como o uso inovador de treliças, cobogós e pilotis. Além disso, foi um notável urbanista, responsável por trabalhar junto de Niemeyer, no projeto da construção da cidade de Brasília.
4. Oscar Niemeyer (1907-2012)
Um dos mais destacados nomes da arquitetura mundial, Niemeyer é conhecido por suas obras modernistas, com paredes e tetos encurvados, janelas favorecendo iluminação natural e pés-direitos criativos, e também por suas opiniões políticas contundentes. Além do projeto de Brasília, assinou mais de 600 obras, como a Igreja da Pampulha em Belo Horizonte e o museu Oca em São Paulo.
5. Lina Bo Bardi (1914-1992)
Nascida na Itália, mas naturalizada brasileira, Lina estabeleceu um novo marco na arquitetura brasileira, com obras como o Museu de Arte de São Paulo – o Masp – e o SESC Pompeia, pelo seu uso criativo de formas geométricas, e pela inovação no uso de concreto armado.
4. Burle Marx (1909-1994)
Roberto Burle Marx foi um dos mais criativos paisagistas brasileiros, ferrenho defensor do uso de vegetação nativa nos projetos, bem como defensor de uma arquitetura ecológica, em equilíbrio com o meio-ambiente. Projeto importantes jardins e parques como o Aterro do Flamengo e o Parque do Ibirapuera.
6. Ruy Ohtake (1938-1921)
Um dos mais conhecidos arquitetos do final do século 20, Ruy foi filho da artista minimalista nipo-brasileira Tomie Ohtake (1913-2015). Suas obras prezam por formas minimalistas, mas inovadoras, como o Hotel Unique, em São Paulo.