Os maiores erros de freelancers
Quem trabalha como freelancer, às vezes, se vê com problemas sem causa aparente. Seja nas contas, seja na captação de novos clientes, quem “é seu próprio patrão” sabe a que estou me referindo.
Há o caso de um desfalque nas contas: a saída de caixa é maior do que a entrada. Há o caso de um volume maior de trabalho, para menos entrada de verbas. Há as vezes em que os clientes, simplesmente, não aparecem. E claro, há o problema dos prazos.
O que será que você, trabalhador autônomo, fez de “errado” para essas coisas acontecerem? Como evitar elas se repetirem no futuro?
Esses problemas são situações em que todos que trabalham por conta própria enfrentam. A experiência, muitas vezes, ensina meios de evitarmos eles, no mês seguinte.
Para entender melhor, leia nosso artigo – e não erre mais!
1. Amostras-grátis e cortesias
Um dos maiores problemas de trabalhadores autônomos é na hora de captar novos clientes.
Alguns autônomos (principalmente costureiros e cozinheiros) fazem “amostras-grátis” ou “cortesias” de seu trabalho. Não se trata de um problema – desde que você esteja fazendo isso para as pessoas certas.
Há pessoas que não iriam comprar seu produto, porque não interessa a elas. Para essas, a amostra –grátis não tem qualquer relevância; é uma gentileza, mas provavelmente ela não vai se converter em novos consumidores.
Assim, não gaste seus recursos e investimentos, só para “se mostrar”. A cortesia é um investimento que precisa dar retorno.
2. Baixar o orçamento
Há freelancers que aceitam trabalhar por qualquer valor. Então, aceitam abaixar seu orçamento, na primeira recusa que recebem de um cliente em potencial.
Um erro enorme: quando você baixa seu orçamento, sua qualidade de trabalho diminuí. Você até pode pensar que não, mas a verdade é que você precisará trabalhar mais, para obter os mesmo lucros de antes – logo, se desgastando mais.
Então, ao invés de baixar seu orçamento, reforce seu marketing pessoal. Mostre que o seu valor tem uma razão para ser aquele.
3. Atrasos
Alguns freelancers, principalmente de produção de conteúdo e análise de pesquisas, eventualmente se atrasam. Isso acarreta em problemas, como um ordenado menor e um aspecto negativo para seu currículo.
Para evitar esse problema, estipule um prazo honesto, para seu empregador. Não adianta nada você dizer que faz mais rápido que os outros, se esse “fazer mais rápido” for cercado de problemas de qualidade, ou se você, de fato, não conseguir cumprir o prazo.
Dessa maneira, quando sua proposta for solicitada, estipule um prazo consoante à sua capacidade de trabalho – e explique as razões, se for o caso, reforçando o diferencial de seu trabalho.
4. Não saber cobrar
Alguns autônomos se sentem constrangidos de fazer cobranças. Isso é um problema, pois se você não cobrar um cliente que não cumpriu a parte dele no acordo, seu trabalho terá sido em vão.
Logo, não se sinta constrangido de cobrar. Não precisa ser duro. Procure ser compreensivo.
Porém, mostre que você é sério, e cobre o valor devido.