Os termos mais importantes da programação, explicados

"Array", "Prompt", "Framework"... O que significam essas palavras, tão comuns em TI? Veja no nosso artigo!

Até meados da década de 2010, as pessoas falavam que o futuro seria profundamente tecnológico, e que aqueles que soubessem usar as máquinas, teriam vantagens profissionais.

Bem, eles estavam certos. Hoje em dia, o tempo das máquinas chegou, e praticamente tudo o que fazemos envolvem computadores, sistemas digitais e, cada vez mais, Inteligência Artificial.

Isso não significa que todos nós precisamos ter conhecimentos de programação. Mas precisos saber o mínimo, em termos de vocabulário, até mesmo, para saber como buscar ajuda, em caso de uma emergência com nossos aparelhos e aplicativo.

Assim, fomo atrás de um léxico básico de TI, com explicação dos significados em uma linguagem acessível aos leigos. Confira!

 

Termo Explicação
API Conjunto de códigos que permite que diferentes sistemas se conectem.
Array Conjunto de dados organizados em uma sequência, como uma lista de coisas em ordem.
Back-end Parte de um sistema que está oculta do usuário, e traz informações sobre esse sistema.
Banco de Dados Sistema onde as informações são armazenadas para serem usadas por programas.
Bug Um erro ou falha em um programa.
Classe Um modelo ou usado para criar itens específicos de um programa.
Compilador Programa que traduz o código de uma linguagem de programação para um formato que o computador entenda.
Condição Instrução que permite que o programa tome decisões com base em situações.
Constante Um valor do programa que não pode ser alterado.
Depuração (Debug) Processo de encontrar e corrigir erros.
Deploy Ato de colocar um programa para ser usado.
Documentação Conjunto de instruções e explicações de um programa.
Entrada (Input) Informação que o usuário fornece para o programa.
Estrutura de Dados Maneira de organizar e armazenar dados.
Framework Estrutura de programação pronta, que facilita o desenvolvimento de aplicações.
Função Um bloco de códigos que realiza tarefas específicas.
Herança Capacidade de uma classe de receber características de outra, evitando repetições.
IDE “Ambiente de Desenvolvimento Integrado”, um software que oferece ferramentas para programar.
Iteração Repetição de um processo ou conjunto de ações.
Loop Um ciclo que se repete enquanto uma condição for verdadeira.
Método Função associada a um objeto ou classe em programação orientada a objetos.
Objeto Elemento criado a partir de uma classe, com propriedades e comportamentos.
Operador Símbolo que indica uma operação a ser realizada entre valores, como adição (+) ou comparação (==).
Parâmetro Informação que é passada para dentro de uma função, para influenciar seu comportamento.
Pilhas e Filas Estruturas de dados que organizam itens. Pilhas seguem a estrutura “último a entrar, primeiro a sair” (LIFO); filas, “primeiro a entrar, primeiro a sair” (FIFO).
Polimorfismo Capacidade de usar o mesmo método de formas diferentes, em diferentes contextos.
Recursão Quando um bloco de código usa de partes de seu próprio sistema, para resolver problemas.
Script Um arquivo de códigos que executa tarefas específicas e automatiza processos.
Sintaxe Conjunto de regras de linguagem de programação, para escrever códigos corretamente.
Variável Espaço na memória do sistema onde ficam valores que podem mudar, enquanto o programa é executado.

 

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