Os termos mais importantes da programação, explicados
"Array", "Prompt", "Framework"... O que significam essas palavras, tão comuns em TI? Veja no nosso artigo!
Até meados da década de 2010, as pessoas falavam que o futuro seria profundamente tecnológico, e que aqueles que soubessem usar as máquinas, teriam vantagens profissionais.
Bem, eles estavam certos. Hoje em dia, o tempo das máquinas chegou, e praticamente tudo o que fazemos envolvem computadores, sistemas digitais e, cada vez mais, Inteligência Artificial.
Isso não significa que todos nós precisamos ter conhecimentos de programação. Mas precisos saber o mínimo, em termos de vocabulário, até mesmo, para saber como buscar ajuda, em caso de uma emergência com nossos aparelhos e aplicativo.
Assim, fomo atrás de um léxico básico de TI, com explicação dos significados em uma linguagem acessível aos leigos. Confira!
Termo | Explicação |
API | Conjunto de códigos que permite que diferentes sistemas se conectem. |
Array | Conjunto de dados organizados em uma sequência, como uma lista de coisas em ordem. |
Back-end | Parte de um sistema que está oculta do usuário, e traz informações sobre esse sistema. |
Banco de Dados | Sistema onde as informações são armazenadas para serem usadas por programas. |
Bug | Um erro ou falha em um programa. |
Classe | Um modelo ou usado para criar itens específicos de um programa. |
Compilador | Programa que traduz o código de uma linguagem de programação para um formato que o computador entenda. |
Condição | Instrução que permite que o programa tome decisões com base em situações. |
Constante | Um valor do programa que não pode ser alterado. |
Depuração (Debug) | Processo de encontrar e corrigir erros. |
Deploy | Ato de colocar um programa para ser usado. |
Documentação | Conjunto de instruções e explicações de um programa. |
Entrada (Input) | Informação que o usuário fornece para o programa. |
Estrutura de Dados | Maneira de organizar e armazenar dados. |
Framework | Estrutura de programação pronta, que facilita o desenvolvimento de aplicações. |
Função | Um bloco de códigos que realiza tarefas específicas. |
Herança | Capacidade de uma classe de receber características de outra, evitando repetições. |
IDE | “Ambiente de Desenvolvimento Integrado”, um software que oferece ferramentas para programar. |
Iteração | Repetição de um processo ou conjunto de ações. |
Loop | Um ciclo que se repete enquanto uma condição for verdadeira. |
Método | Função associada a um objeto ou classe em programação orientada a objetos. |
Objeto | Elemento criado a partir de uma classe, com propriedades e comportamentos. |
Operador | Símbolo que indica uma operação a ser realizada entre valores, como adição (+) ou comparação (==). |
Parâmetro | Informação que é passada para dentro de uma função, para influenciar seu comportamento. |
Pilhas e Filas | Estruturas de dados que organizam itens. Pilhas seguem a estrutura “último a entrar, primeiro a sair” (LIFO); filas, “primeiro a entrar, primeiro a sair” (FIFO). |
Polimorfismo | Capacidade de usar o mesmo método de formas diferentes, em diferentes contextos. |
Recursão | Quando um bloco de código usa de partes de seu próprio sistema, para resolver problemas. |
Script | Um arquivo de códigos que executa tarefas específicas e automatiza processos. |
Sintaxe | Conjunto de regras de linguagem de programação, para escrever códigos corretamente. |
Variável | Espaço na memória do sistema onde ficam valores que podem mudar, enquanto o programa é executado. |