Pagamento do 13º salário do INSS começa nesta semana!

​O calendário de pagamentos do 13º salário do INSS é organizado conforme o número final do cartão de benefício

Milhões de pessoas que recebem benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) — como aposentados e pensionistas — vão começar a receber, em breve, a primeira parte do 13º salário. O governo adiantou esse pagamento, que começa agora no dia 24 de abril e vai até 8 de maio.

Além de ajudar no orçamento de muita gente, essa medida também dá um empurrão na economia. Os depósitos seguem um cronograma, de acordo com o número final do benefício.

O que é o 13º do INSS?

Também chamado de gratificação natalina, o 13º salário é um benefício anual pago aos segurados da Previdência Social. A quantia é dividida em duas parcelas, com a primeira sendo paga sem descontos e a segunda podendo ter deduções, como o Imposto de Renda, quando aplicável. Esse pagamento extra ajuda os beneficiários a enfrentarem despesas e se organizarem financeiramente.

Calendário da primeira parcela

O calendário de pagamentos do 13º salário do INSS é organizado conforme o número final do cartão de benefício, desconsiderando o dígito verificador que aparece após o traço. Essa sistemática estabelece a ordem de pagamento, priorizando os beneficiários que recebem até um salário mínimo, seguidos por aqueles com rendimentos superiores. Veja!

  • Final 1: 24 de abril

  • Final 2: 25 de abril

  • Final 3: 28 de abril

  • Final 4: 29 de abril

  • Final 5: 30 de abril

  • Final 6: 2 de maio

  • Final 7: 5 de maio

  • Final 8: 6 de maio

  • Final 9: 7 de maio

  • Final 0: 8 de maio

Já para quem recebe acima do piso nacional, os pagamentos seguem estas datas:

  • Finais 1 e 6: 2 de maio

  • Finais 2 e 7: 5 de maio

  • Finais 3 e 8: 6 de maio

  • Finais 4 e 9: 7 de maio

  • Finais 5 e 0: 8 de maio

A segunda parcela do 13º salário do INSS será depositada entre os dias 26 de maio e 6 de junho.

Quem tem direito?

O pagamento do 13º salário será destinado aos beneficiários do INSS que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-reclusão, entre outros tipos de benefícios. Já os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e da Renda Mensal Vitalícia não recebem o abono, pois esses são de natureza assistencial.

Idosa sorridente ao lado do logotipo do INSS e cédulas de dinheiro, representando beneficiários do INSS em destaque.
Milhões de brasileiros têm direito ao INSS, como aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios diversos. Imagem: Pensar Cursos

Como consultar o valor?

Os beneficiários podem verificar a data prevista para o pagamento acessando o site ou o aplicativo “Meu INSS”. A consulta é simples:

  1. Acesse o site ou aplicativo Meu INSS.

  2. Faça login com CPF e senha.

  3. No campo “Do que você precisa?”, digite “Extrato de Pagamento”.

  4. Escolha o serviço desejado para visualizar as informações sobre o valor que será pago.

Outra alternativa é ligar para a Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Dicas para facilitar

Tenha documentos em mãos, utilize o aplicativo com frequência para acompanhar atualizações e, em caso de dúvidas, busque atendimento pelo canal telefônico do INSS. Essas medidas garantem mais agilidade no acesso à informação.

Quer saber mais? Adriano Sena especialista em Direitos do Trabalhador do Pensar Cursos detalha sobre a antecipação do 13º salário do INSS.

Impacto na economia

A antecipação do 13º representa um importante impulso na economia. Além de beneficiar diretamente os segurados, o pagamento injeta bilhões de reais no mercado, movimentando o comércio e serviços em todo o país. A medida é especialmente relevante em períodos de instabilidade econômica, funcionando como uma válvula de alívio para muitas famílias.

Com a antecipação do 13º salário, milhões de brasileiros terão um reforço importante no orçamento, ajudando nas contas do dia a dia e até mesmo em planejamentos futuros. Para garantir que tudo ocorra sem imprevistos, é importante ficar atento às datas, consultar os valores com antecedência e utilizar os canais oficiais do INSS.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre a antecipação do 13 º salário do INSS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.