Passou em um concurso público? Confira dicas essenciais para sua atuação

Passar em um concurso público ainda é o sonho de várias pessoas. É um emprego seguro de maneira geral (alguns setores sofrem ameaças de terceirização), e estável, e normalmente oferece possibilidade de evolução funcional.

Porém, algumas pessoas enfrentam diversos problemas nesses empregos, justamente por desconhecem algumas peculiaridades do serviço público. Peculiaridades que você vai descobrindo na prática cotidiana.

Não são, em geral, tão diferentes de dicas de um emprego em empresa privada, mas no serviço público elas são um pouco diferente por conta de uma questão: burocracias.

Há, nas empresas estatais diversas esferas e instancias de burocracias. Isso pode confundir alguns funcionários novos, levando eles a punições. De uma leve, como a advertência em diário oficial, às pesadas – suspenção ou exoneração.

Assim, para evitar dores de cabeça, algumas dicas são essenciais.

 

1.     Respeite suas chefias – principalmente a chefia direta

Você não precisa concordar, ou apoiar suas chefias, sejam elas, o chefe da repartição, o secretário do setor onde você está ou mesmo o corpo do poder executivo do ano vigente.

Mas respeitar elas é essencial. Enquanto você estiver cumprindo seu horário de trabalho, não faça críticas públicas a sua chefia.

Apontamentos podem ser feitos, respeitando protocolos. Mas criticas subjetivas e ataques pessoais são proibidos (pelo menos, enquanto você está no papel de “funcionário público”).

O não-cumprimento dessas regras pode ser entendido enquanto desacato. E isso pode levar você a punições legais.

 

2.     Filie-se a um sindicato

Ser sindicalizado é vital, para qualquer funcionário público. O sindicato vai auxiliar você em todos os procedimentos, sejam em termos de evolução funcional, seja em termos de garantia de direitos trabalhistas.

Além disso, sindicatos serviram para você conhecer melhor os meandros de sua profissão, e evitar ciladas, como assinar documentos que não são de sua alçada, ou fazer trabalhos que não são de sua competência.

 

3.     Conheça a legislação vigente

Conheça seus direitos de trabalhador, seus deveres, e tudo o que disser respeito à sua carreira. Alguns funcionários públicos tendem a relativizar e inventar faltas cometidas por seus colegas.

Conhecer a legislação da sua repartição vai evitar esses problemas.

 

4.     Saiba se trabalhar com seus pares

Fazer sua repartição ter um bom desempenho fará com que ela se destaque. Para isso, é essencial que você saiba trabalhar em equipe, que você e os demais funcionários saibam traçar um plano de ação para as metas do setor.

 

5.     Seja pontual

Não se atrase, evite faltar e cumpra seu horário, rigorosamente. Durante o horário em que você estiver na repartição, foque nela, totalmente. Você até pode fazer horas-extra, mas no serviço público não se trabalha com metas. Então evite esse desgaste.

 

6.     Seja flexível

A legislação e as regras de trabalho de uma repartição pública podem estar sujeitas à forma como a chefia direta compreende elas. E, uma vez que você deve respeitar hierarquias, o mais adequado, nesse caso, é se adaptar.

Porém, seja flexível dentro dos limites do bom-senso e das leis trabalhista, claro.

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