Como descobrir a cidade de um veículo pela placa Mercosul?

A placa Mercosul é uma medida de segurança

A placa Mercosul foi implementada para padronizar o emplacamento de veículos nos países da América do Sul. Sua principal função é aumentar a segurança, combater fraudes e facilitar a fiscalização, principalmente em casos de furtos ou clonagens. Uma das mudanças mais visíveis foi a remoção das informações de cidade e estado das placas. Contudo, novas tecnologias garantem a rastreabilidade do veículo de forma eficaz.

O QR Code na placa Mercosul

Embora as placas Mercosul não incluam mais a cidade e o estado do veículo visíveis diretamente na placa, o QR Code adicionado contém todas essas informações e muito mais. Quando o código é escaneado por órgãos de trânsito ou autoridades, ele revela dados completos sobre o veículo, incluindo cidade de registro, proprietário e status legal. Portanto, a cidade de origem de um veículo continua acessível, mas de maneira mais segura e tecnológica.

Veja a correspondência entre os números e letras no padrão das placas Mercosul:

  • 0 = A
  • 1 = B
  • 2 = C
  • 3 = D
  • 4 = E
  • 5 = F
  • 6 = G
  • 7 = H
  • 8 = I
  • 9 = J

Quais aplicativos podem fazer a consulta de placas Mercosul?

Além do QR Code, existe a possibilidade de verificar informações do veículo usando aplicativos como o Sinesp Cidadão para descobrir a cidade  e um estado de um veículo. Este aplicativo permite que qualquer pessoa, ao informar a placa de um veículo, acesse informações detalhadas, como cidade de origem, situação legal e dados de registro. Ele é especialmente útil para a população em geral, que pode realizar consultas rápidas e fáceis diretamente do celular.

Como consultar a cidade de um veículo pela placa?

Em primeiro lugar, você pode usar o QR Code diretamente na placa, acessível a autoridades de trânsito. Porém, para o público em geral, aplicativos como o Sinesp Cidadão são as melhores opções. Para isso:

Passo a passo para acessar informações de um veículo pelo número da placa:

    1. Baixe o aplicativo: Acesse a App Store (para dispositivos iOS) ou a Play Store (para Android) e faça o download do aplicativo relacionado.
    2. Faça login no gov.br: Abra o aplicativo e acesse com suas credenciais cadastradas no portal gov.br. Caso não tenha uma conta, faça o registro.
    3. Pesquise a placa do veículo: Após o login, insira o número da placa do veículo que deseja consultar. O sistema mostrará os dados disponíveis.

Por que a cidade não aparece diretamente na placa?

A mudança para o padrão Mercosul, que eliminou a exibição da cidade na placa, teve como principal objetivo aumentar a segurança no emplacamento de veículos. Antes dessa alteração, era frequente a clonagem de placas, principalmente em veículos registrados em diferentes estados. Ao remover essa informação visível, o risco de falsificações foi significativamente reduzido. Além disso, com a introdução do QR Code, todas as informações relevantes sobre o veículo estão protegidas e, ao mesmo tempo, acessíveis às autoridades de trânsito para garantir uma fiscalização eficiente e segura.
A consulta pode ser feita através do aplicativo Sinesp Cidadão.
A consulta pode ser feita através do aplicativo Sinesp Cidadão. Imagem: Freepik

Quais as vantagens da placa Mercosul?

A principal vantagem da placa Mercosul é o aumento da segurança. Além de tornar a clonagem mais difícil, ela facilita a fiscalização em nível internacional. Veículos com placas Mercosul podem circular entre países participantes sem a necessidade de trocar de placa ou realizar registros extras.

Outra vantagem está na padronização. A implementação dessa placa facilita a identificação dos veículos em todo o Mercosul. Ademais, seu design e as tecnologias embutidas (como o QR Code e o chip) garantem que qualquer tentativa de adulteração seja rapidamente detectada pelas autoridades.

Cuidados ao usar a placa Mercosul

Embora a placa Mercosul ofereça maior segurança, a orientação é que os motoristas devem ficar atentos ao seu estado de conservação. Qualquer dano ao QR Code pode impedir a leitura das informações pelos órgãos responsáveis. Portanto, é importante garantir que a placa esteja sempre legível e em boas condições para evitar problemas durante a fiscalização.

Além disso, mantenha seus dados atualizados nos sistemas de trânsito. Como o QR Code contém informações detalhadas sobre o veículo, qualquer mudança de endereço, cidade ou proprietário precisa ser devidamente registrada para garantir que os dados da placa estejam corretos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.