Perca Muito Mais Quilos Com a Dieta do Carboidrato
Muitas pessoas na busca de conquistar uma boa condição física acabam topando fazer qualquer tipo de dieta que prometa eliminar os indesejáveis quilinhos que estão sobrando. No entanto, nenhuma dieta deve ser feita sem a orientação de um nutricionista, para que a restrição alimentar seja feita com sucesso.
Atualmente, uma das dietas que está fazendo grande sucesso entre as pessoas é a chamada dieta do carboidrato que foi criada pelo Dr. Robert Atkins.
Conhecendo a Dieta do Carboidrato
Essa dieta consiste em eliminar o consumo de carboidratos da alimentação e substituir esse nutriente pelo consumo de gorduras e proteínas, isto é, a dieta é eficaz sem a necessidade de cortar a alimentação por completo.
A dieta do carboidrato deve ser feita por um curto espaço de tempo, e caso a pessoa deseje fazer por um período maior que 14 dias, é necessário o consumo de algum complexo vitamínico para que o organismo reponha de forma adequada os nutrientes.
Além disso, a pessoa não pode ficar repetindo essa dieta várias vezes, pois a falta de consumo de carboidrato pode ser prejudicial ao organismo.
O Funcionamento da Dieta do Carboidrato
O carboidrato pode ser encontrado em uma série de alimentos e o nosso organismo precisa desse nutriente para o cetônio (glândula cerebral importante no metabolismo corpóreo) funcionar de forma correta. O carboidrato é uma espécie de combustível do nosso metabolismo, e quando esse nutriente é consumido em excesso a gordura acaba ficando acumulada.
No caso da dieta do carboidrato, a falta do consumo do nutriente faz com que o cetônio passe a consumir as gorduras existentes no corpo, como forma de manter o metabolismo em perfeita ordem.
Os Alimentos Consumidos na Dieta do Carboidrato
De uma maneira geral, todos os alimentos – com exceção dos carboidratos – são permitidos na dieta, por isso a pessoa pode se alimentar com: diversas verduras (abobrinha, acelga, alface, rúcula, tomate, chuchu, pimentão, repolho, etc.), água, carnes, café, camarão, presunto, peito de peru, peixes, frutos do mar, refrigerante zero, 250 ml de leite ao dia.
O ideal é que a pessoa consuma em torno de 20 gramas de carboidrato diariamente para manutenção da cetose, que é a base para emagrecer na dieta do carboidrato.
Os Alimentos Proibidos na Dieta do Carboidrato
De uma forma geral, os carboidratos estão vetados da alimentação de quem faz a dieta do carboidrato. Por isso a pessoa não pode comer: arroz, leite, feijão, cereais de uma maneira geral, bolachas, açúcar, massas, chocolate, batata, todos os tipos de farinha, salsicha, iogurte, requeijão, frutas, queijos, linguiça, conservados e etc.
Considerações Finais
No caso da pessoa seguir corretamente as orientações alimentares da dieta do carboidrato, rapidamente ela conseguirá obter resultados.
No inicio, é comum a pessoa ter vontade de consumir algum alimento que está vetado pela dieta, pois o cérebro estará sendo estimulado pelos cetônios devido a ausência de carboidrato no organismo, no entanto com o passar dos dias, o organismo se acostuma e a pessoa passa a não ter mais o desejo de comer os alimentos que não podem.
Lembrando que a pessoa precisa tomar grande cuidado com a hidratação, por isso é fundamental o consumo de água durante a realização da dieta do carboidrato.