Percepção visual e alfabetização: qual é a relação?
Explore como estimular habilidades visuais desde a infância pode aprimorar o processo de aprendizagem e facilitar a alfabetização das crianças.
Será que a percepção visual e alfabetização andam juntas? Pode ser que você ainda não tenha percebido, mas a visão desempenha um papel fundamental na aquisição de conhecimento sobre uma vasta gama de assuntos; no entanto, para que o cérebro processe adequadamente as informações captadas pelos olhos, é essencial que essa percepção funcione sem nenhum impedimento.
Leia também: Conheça as funções morfossintáticas do “que”
Quando abordamos o processo de aprender a ler e escrever, é importante notar que a percepção visual e a alfabetização estão intimamente interligadas. Isso ocorre porque a capacidade de reconhecer e interpretar estímulos visuais é essencial para o avanço no processo de aprendizagem.
Percepção visual e alfabetização
Isso implica que, mesmo que uma criança tenha uma visão adequada, se ela enfrentar dificuldades em interpretar e processar as informações visuais recebidas pelos olhos, isso pode afetar negativamente seu aprendizado de leitura e escrita. Para esclarecer melhor, este artigo abordará detalhadamente a conexão entre a percepção visual e o processo de alfabetização.
O que é percepção visual?
É a habilidade do cérebro de entender, interpretar e organizar os diversos estímulos recebidos pelos olhos. Embora a maioria das pessoas nasça com um sistema visual funcional, é através das experiências que o cérebro aprende a atribuir significado ao que é visto. Em outras palavras, para que um objeto seja reconhecido, é necessário classificá-lo, o que envolve um processo de compreensão que permite identificar o que ele é e qual a sua função. Esse é o papel da percepção visual: interpretar as informações fornecidas pelos olhos.
Quais as habilidades fazem parte?
- Discriminação visual: refere-se à capacidade de identificar semelhanças e diferenças entre objetos, com base em características como cor, forma ou tamanho.
- Memória visual: envolve a capacidade de lembrar de estímulos visuais, sejam eles recentes ou antigos.
- Relação espacial: refere-se à habilidade de entender noções de direção e posição no espaço.
- Memória sequencial: trata-se da habilidade de lembrar de uma série específica de estímulos visuais.
- Constância de forma: a capacidade de reconhecer um objeto mesmo quando sua cor, tamanho ou orientação muda.
- Figura-fundo: refere-se à habilidade de distinguir um objeto principal de seu fundo, conseguindo focar na figura central mesmo com outros estímulos visuais presentes.
- Fechamento visual: a capacidade de identificar um objeto mesmo quando partes dele estão ausentes.
Qual é a relação entre as duas?
A percepção visual e a alfabetização estão interligadas, pois para a aprendizagem da leitura e escrita são essenciais habilidades cognitivas, motoras e linguísticas. Entre as habilidades cognitivas, destaca-se a percepção visual, crucial para as atividades de alfabetização. Por meio do desenvolvimento dessas habilidades visuais, a criança aprende a identificar e reproduzir letras e números, entender a orientação espacial das letras e a direcionalidade da escrita. Quando há dificuldades na percepção visual, o aprendizado da leitura e escrita pode ser prejudicado.
Isso acontece porque a criança pode ter dificuldades em discriminar formas e na percepção espacial, o que dificulta a diferenciação de letras como “b” e “d” ou “p” e “q”. Além disso, a percepção visual está ligada à coordenação olho-mão; para escrever, é necessário que os movimentos dos olhos e das mãos estejam sincronizados.
Portanto, problemas no desenvolvimento da percepção visual podem afetar o sucesso da alfabetização. Se uma criança apresenta dificuldades nesse aspecto, é recomendada uma avaliação multidisciplinar para obter um diagnóstico preciso. Isso facilita a implementação de intervenções adequadas para cada dificuldade específica, com a psicopedagogia, por exemplo, ajudando a desenvolver as habilidades necessárias.
Caminhando juntinhas
Para concluir, é crucial ressaltar a importância de integrar o desenvolvimento da percepção visual com a alfabetização. Em outras palavras, é essencial que as habilidades visuais sejam promovidas desde a infância, adaptando-se ao estágio de desenvolvimento das crianças.
Atividades que envolvem materiais de educação sensorial, por exemplo, são úteis para que a criança aprenda a distinguir objetos com base em características como altura, largura, comprimento e formato. Esse tipo de atividade contribui significativamente para aprimorar as habilidades necessárias para o processo de alfabetização.