Pesadelos 

Pesadelos 

 

Quem nunca sonhou sendo perseguido, e por mais que tentasse correr não conseguia sair dou lugar. Ou caindo de um lugar alto. Ou estando em um lugar escuro e sozinho.

São diversas as possibilidades de uma pessoa ser atormentada em um sonho… quer dizer… pesadelo.

Bem, os pesadelos na verdade, não são caracterizados como distúrbios do sono, mas dependendo da frequência em que eles ocorrem, podem tirar o sono de muita gente.

Pesadelos são sonhos assustadores que usualmente interrompem o sono subitamente por um medo intenso, ansiedade e sentimentos de perigo iminente. A pessoa tem lembrança imediata do contexto assustador do sonho e está completamente alerta logo após o despertar, com pouca confusão ou desorientação.

Causas

 

São diversas as causas dos pesadelos, tanto em adultos quanto em crianças. Contudo, os sonhos ruins só serão diagnosticados como uma espécie de transtorno se causarem problemas para a pessoa, ou caso ela não consiga descansar por causa deles.

Dentre os fatores que podem ocasionar os pesadelos estão:

Estresse

 

Quando a pessoa está estressada por causa dos eventos do dia a dia, ou passou por eventos estressantes, como a morte de um amigo ou família, isso pode desencadear pesadelos relacionados ou não com o assunto.

Eventos traumáticos

 

É muito comum que após acidentes, ou outros eventos traumáticos, como presenciar um crime, a pessoa tenha pesadelos com o ocorrido. Neste caso, o pesadelo pode estar ligado com Transtorno de estresse pós traumático. 

Consequências

 

Como ocorre com a maioria dos outros distúrbios do sono, os pesadelos deixam consequências que podem durar um dia inteiro como cansaço, sonolência, fraco desempenho nas atividades que normalmente executaria sem nenhum problema e baixo rendimento escolar. 

Tudo isso acontece por que no momento que uma pessoa acorda depois de ter tido um pesadelo, ela sofre um aumento de adrenalina, o que pode levar de alguns minutos até horas para voltar ao normal. E enquanto essa adrenalina não voltar ao normal dificilmente o indivíduo voltara a adormecer. 

Prevenção

Não há uma forma efetiva de controlar os pesadelos, mas algumas atitudes podem ser tomadas como prevenção:

-Se a pessoa se impressiona mais facilmente, ela não deve ter contato com histórias assustadoras antes de dormir;

-Diminuir a quantidade de cafeína ingerida durante o final da tarde e noite;

-Fazer atividades físicas, pois durante o exercício físico são liberadas endorfinas que contribuem com o sono;

-Não usar grandes quantidades de álcool;

-Não usar drogas ilegais, principalmente as com efeitos alucinógenos.

Caso o paciente tenha passado por eventos traumáticos e os pesadelos surgiram depois disso, procurar a ajuda de um psicólogo ou fazer seções de terapia podem ajudar com o problema dos pesadelos, não importa se faz pouco ou muito tempo que o fato ocorreu. É uma forma de tratamento que vale ser testada para aumentar a qualidade de sono e, por consequência, de vida do paciente.

Tratamento

 

Pesadelos ocasionais não são motivo de preocupação, mas caso eles estejam ligados a outras condições de saúde pré-existentes ou sejam contínuos, impossibilitando o descanso ou atrapalhando nos afazeres diurnos, procure auxílio médico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.