Piloto de avião: mitos, verdades e o passo a passo, para você se tornar um

 

 

Recentemente, a revista Forbes publicou uma notícia, sobre o fato de faltarem pilotos de aviação civil e comercial. E de fato, não há tantos pilotos no Brasil.

Isso porque, para ser um piloto, o caminho não é simples, e uma simples licença de pilotagem de monomotores, por exemplo, não adianta, quando estamos falando em comandar um A320.

Mas afinal, qual é o caminho para essa carreira? É preciso ter passado pela aeronáutica? Pessoas com daltonismo podem tirar licença? Mulheres podem pilotar?

Conheça alguns mitos e verdades sobre a carreira, e os caminhos para você atuar com aviação.

 

1.      Se formar como piloto é caro.

Verdade.

Se formar como piloto de avião é algo custoso, pois ele começa com um exame médico específico para pilotagem, em clínicas credenciada pela Agência Nacional de Aviação (Anac).

Esse exame dificilmente será menos de R$800.

Depois, o interessado deve fazer um curso de Piloto Privado, onde aprenderá sobre parte técnica, meteorologia, navegação, legislação, entre outros temas. Apesar de existirem diversas escolas, as mensalidades de todas costumam ser de mais de R$2.500, por mês.

Então, começam as aulas de voo. Para essas aulas, é necessário fazer uma Caderneta Individual de Voo (CIV). E essas aulas também são pagas, com valores variados, a depender da cidade, tipo de aeronave, entre outros.

Por fim, há a (extremamente exigente) prova teórica da Anac, que, em 2021 custa R$341,05, no total. Depois, há a prova prática (a “checagem”), com valores a partir dos R$300.

Para avançar na carreira, enfim, são necessários cursos de especialização.

 

2.      Existem diversas habilitações de pilotagem, e cada uma tem exigências específicas

Verdade.

São as especializações, como por exemplo Voo por Instrumentos e Piloto de Linhas Aéreas. Para essas especializações, é necessário acumular centenas de horas de voo, e fazer as provas específicas da Anac.

 

3.      Daltônicos não podem ser pilotos

Verdade

Doenças e problemas como daltonismo, estrabismo e hipertensão intraocular podem ser impeditivos para a aprovação nos exames médicos exigidos pela Anac.

Demais problemas de visão que possam ser resolvidos com óculos, não.

 

4.      Mulheres podem pilotar

Verdade.

Há pouquíssimas mulheres que atuam como pilotos e copilotos, seja na aviação civil, comercial ou militar. O motivo para isso é um só: machismo e preconceito.

Nenhuma questão de gênero impede alguém de tirar sua licença para pilotar.

 

5.      Pilotos militares podem pilotar aviões civis

Verdade.

O curso da Força Aérea Brasileira de Ciências Aeronáuticas dá habilitação para pilotar qualquer tipo de aeronave. Porém, vale lembrar que para pilotar um Airbus, ou um avião comercial, são necessários diversos cursos, além de milhares de horas de voo.

Logo, ser formado em Ciências Aeronáuticas é apenas um primeiro passo, para quem quer atuar com aviação.

 

6.      Pilotos precisa falar várias línguas

Verdade (em termos).

Quanto mais línguas você falar, melhor. Porém, uma delas é imprescindível: o inglês. Precisa ser extremamente fluente, e o piloto precisa conhecer todos os milhares de termos técnicos de aviação.

1 comentário
  1. […] Recentemente publicamos um artigo explicando como se tornar piloto de avião. Porém, cometemos uma gafe: devíamos ter começado explicando como se tornar um piloto de helicóptero. […]

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