PIS/PASEP 2023: Tire suas dúvidas AGORA sobre valores e datas!
Os pagamentos do PIS/PASEP 2023 estão relacionados aos direitos adquiridos pelos trabalhadores em 2022. Contudo, devido aos impactos econômicos da pandemia da Covid-19, o Governo Federal teve que redirecionar o fundo do abono salarial para um outro benefício emergencial. Como resultado, os pagamentos foram adiados.
Ano-base
O PIS/PASEP é um benefício que os trabalhadores têm direito, baseado no ano de referência. Em 2023, o abono será baseado no ano de 2022. No entanto, devido aos efeitos da pandemia da Covid-19, o Governo Federal teve que realocar o orçamento do abono para outros benefícios emergenciais, o que causou atrasos nos pagamentos.
Quem tem Direito ao PIS/PASEP 2023?
Para ser elegível para o PIS/PASEP, é necessário cumprir os seguintes critérios:
- Estar inscrito nos programas do PIS/PASEP há, pelo menos, cinco anos;
- Ter trabalhado com carteira assinada por, pelo menos, 30 dias consecutivos ou não;
- Ter recebido até dois salários mínimos;
- Ter os dados trabalhistas devidamente informados e atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Quando será o pagamento do PIS/PASEP 2023?
Apesar da falta de um comunicado oficial sobre as datas de pagamento do PIS/PASEP 2023, espera-se que o calendário seja divulgado no início do próximo ano.
Qual será o valor do PIS/PASEP 2023?
O valor do PIS/PASEP é determinado pelo tempo de trabalho do ano anterior ao pagamento. Portanto, o PIS/PASEP 2023 será baseado no tempo trabalhado em 2022.
Como Consultar a Data de Pagamento do PIS/PASEP 2023?
Para consultar a data de pagamento do PIS/PASEP 2023, siga os passos abaixo:
- Abra o aplicativo Carteira de Trabalho Digital e faça login pelo Gov.br;
- No menu, selecione a opção “Abono salarial”;
- Escolha o ano-base 2022;
- Confira o valor a receber e sua respectiva data.
Como Sacar o PIS/PASEP 2023
Existem várias maneiras de sacar o PIS/PASEP. Veja abaixo:
Saque Presencial
Para sacar o valor pessoalmente, é necessário ir a uma unidade de atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência. As redes de atendimento estão disponíveis em todos os estados.
Solicitação por E-mail
O pedido para o saque do valor pode ser feito por e-mail, direcionado para “trabalho.uf@economia.gov.br”. Troque “uf” pela sigla do seu estado.
Solicitação por Telefone
Para solicitar o saque por telefone, ligue para a central Alô Trabalho, no número 158.
Como Sacar o PIS/PASEP 2023 pelo Aplicativo
O saque do PIS/PASEP também pode ser solicitado pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível para download gratuito em lojas de aplicativos. O acesso também pode ser feito pelo computador através do site Serviços do Ministério do Trabalho e login no acesso Gov.br.
O PIS/PASEP 2023 pode parecer um pouco confuso no início, mas ao entender as regras e procedimentos, fica mais fácil saber quando e quanto você receberá. Lembre-se de cumprir todos os critérios de elegibilidade e fazer a consulta da data de pagamento através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
Surgimento do PIS/PASEP
O programa PIS foi criado há mais de 50 anos com o objetivo de prestar assistência financeira aos empregados que haviam sido demitidos sem justa causa. Inicialmente, o programa era financiado pelos empregadores, que contribuíam com 0,5% do salário mensal de seus funcionários para o fundo do PIS. Com o passar do tempo, o programa foi ampliado para incluir outros benefícios, como aposentadoria, doença e licença-maternidade.
O programa PASEP segue o mesmo princípio do PIS, porém oferece esses benefícios aos funcionários do setor público. Os recursos desse programa eram arrecadados pelo governo federal e distribuídos aos estados, que eram responsáveis pela gestão do programa.
Em 1988, com a promulgação da Constituição brasileira, os programas PIS/PASEP foram reformados e fundidos em um único programa, chamado sistema PIS/PASEP. O objetivo era agilizar a gestão do programa e melhorar sua eficiência. Desde então, o programa é gerido pelo governo federal.