Poesia satírica: o que é, obras e características

Bem-vindo à descoberta da poesia satírica, uma forma literária que utiliza humor e ironia para criticar a sociedade e seus valores.

A poesia satírica é uma forma de expressão artística que se destaca por sua capacidade de provocar reflexão e crítica social por meio do uso do humor, ironia e sátira. Desde muito tempo até os dias atuais, os poetas satíricos têm empregado uma habilidade de observação aguda e uma perspicácia verbal para satirizar as figuras de autoridade, costumes sociais, políticas, tradições e culturas, muitas vezes expondo hipocrisias e absurdos da sociedade.

Veja mais: Tipos de narrador: 1ª e 3ª pessoa, focos narrativos e mais

Por meio de versos bem elaborados e até irreverentes, a poesia satírica desafia convenções e tabus, estimulando o pensamento crítico e proporcionando uma plataforma para o questionamento das normas estabelecidas.

O que é poesia satírica?

Como já mencionado, a poesia satírica tem as suas bases fundamentadas na ironia e no sarcasmo. Estamos nos referindo a obras literárias cujo propósito é retratar as características de uma sociedade ou instituição para, em seguida, criticar esses aspectos sob uma perspectiva política, moral e cultural. Venha descobrir um pouco mais sobre o mundo das sátiras, compreendendo a sua relevância e impacto na expressão artística e crítica.

Poesia satírica: o que é, obras e características (Foto: Unsplash).
Poesia satírica: o que é, obras e características (Foto: Unsplash).

 

Por definição, a poesia é uma forma textual organizada em estrofes e versos, cuja estética pode variar de acordo com a corrente literária em que se insere, é claro. Porém, em linhas gerais, as poesias se destacam por sua preocupação com a ritmicidade, organização, sonoridade, rimas e contagem de sílabas, entre outros elementos, visando transmitir uma beleza artística tanto visual quanto auditiva ao texto.

A poesia satírica vai constituir um subtipo das poesias literárias em que prevalece um teor crítico e irônico, permeado por palavras e comentários ácidos. Essa forma de poesia tende a analisar a sociedade e o comportamento de grupos relevantes na civilização, como os políticos e indivíduos influentes. Hoje, os famosos e influencers com certeza estariam nesse meio.

As principais características

Críticas

Embora a maioria das sátiras seja caracterizada por críticas negativas, como denúncias morais, ataques e exposição da hipocrisia, nem todas seguem o padrão. Algumas poesias adotam uma abordagem mais branda, analisando e destacando questões relevantes com uma tonalidade menos negativa; no entanto, esses casos são menos comuns.

Veículo narrativo

As poesias satíricas podem ser consideradas como veículos literários nos quais são expostas, descritas e criticadas determinadas ações sociais que não encontram aprovação por parte do autor e que, frequentemente, também refletem ideias que já são compartilhadas por quem lê.

Elas servem como um meio de disseminação de informações entre os interlocutores, mesmo entre aqueles que anteriormente não compartilhavam esse ponto de vista, contribuindo assim para a promoção de uma nova perspectiva sobre a organização da sociedade, por exemplo.

Dessa forma, as poesias satíricas desempenham o papel de denunciar injustiças, dificuldades, hipocrisias e conflitos sociais tanto para o público em geral quanto para as figuras de relevância ou instituições que estão sendo criticadas.

Nesse contexto, o aspecto mais jocoso desses textos suaviza o teor crítico, o tornando mais palatável para os leitores, evitando ser uma crítica direta, incisiva e monótona para vir como uma abordagem que convida o leitor a refletir e se engajar na discussão.

Comédia e ironia

Os temas abordados nas poesias satíricas são frequentemente relacionados às experiências e situações do cotidiano, como organização política das cidades e observação de eventos famosos ocorridos em determinadas localidades, entre outras temáticas. O autor aborda esses eventos de maneira irônica e sarcástica, muitas vezes conferindo um tom jocoso aos textos.

Durante a leitura, é normal encontrar elementos de comédia, uma vez que as instituições e grupos sociais são retratados de forma caricatural, ou seja, com uma descrição exagerada de suas características negativas, combinada com uma crítica afiada, mas humorística.

Autores conhecidos por poesias ácidas

Vários poetas acabaram conhecidos por suas poesias satíricas, que fizeram história e atravessaram gerações. Eles, inclusive, são estudados em cursos de ensino superior, como em Letras. Alguns dos mais renomados incluem:

Gregório de Matos (1636–1696): também conhecido como “Boca do Inferno”, é um dos mais famosos poetas satíricos da literatura nacional, especialmente do período barroco no Brasil colonial.

Alexander Pope (1688–1744): é um dos principais poetas satíricos da literatura inglesa. Pope é conhecido por obras, como “O Rape of the Lock” e “The Dunciad”, nas quais critica a sociedade e os intelectuais da época.

Jonathan Swift (1667–1745): um autor irlandês famoso por obras, como “As Viagens de Gulliver”. Swift também escreveu uma série de sátiras políticas e sociais em forma de poesia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.