Por que aprender a língua espanhola é importante para brasileiros?
Por que aprender a língua espanhola é importante na sua vida profissional e pessoal? Entenda aqui!
Uma das línguas mais próximas de nosso país é a língua espanhola. Na verdade, muitos estrangeiros que vêm ao país se surpreendem de perceber que não falamos espanhol (e sim o português) e que não aprendemos o espanhol na escola básica (só no ensino médio).
Isso porque, termos essa língua em nossos currículos educacionais faria sentido para nós, afinal, na América do Sul há cerca de 440 milhões de pessoas – e metade delas é de algum país que fala Espanhol.
Se contarmos com todas as Américas, o número chega a 440 milhões de falantes, enquanto que no mundo todo o número chega a quase 500 milhões de pessoas. Além disso, a língua espanhola é a terceira mais falada em todo o mundo (enquanto que o português é a sétima).
Ou seja, motivos para aprendermos o espanhol não faltam! E aqui temos diversos cursos, para você ampliar seu conhecimento na língua de Cervantes e Shakira.
Mas, caso você ainda não tenha se convencido, vamos ver outros motivos que com certeza vão te convencer.
1. Você não nasceu sabendo falar espanhol
Embora pareça um argumento óbvio, a maioria dos brasileiros acha que sabe falar espanhol, pois a língua é relativamente fácil para nós compreendermos ela, sem termos tido um estudo formal.
Porém, ela é fácil, para usar uma expressão bem brasileira “só até a página 2”. Isso é, a comunicação mais básica do espanhol é, de fato, bem parecida com a do português. Algumas palavras e frases são simples (a tradução é livre):
- Holá que tál? – Olá, como você está?
- Cuanto cuesta esso? – Quanto custa isso?
- Por favor, quiero agua – Por favor, quero água.
Essas frases são bem simples, e claro que são fáceis de serem compreendidas. Entretanto, a comunicação em língua espanhola não se limita a isso, e se você estuda uma língua para fins profissionais, seu uso dela com certeza não será limitado a isso.
2. Estudando você aprende oralidade
A língua espanhola escrita não é tão difícil, em alguns casos. Há diversas palavras que são parecidas com português.
Contudo, no estudo formal, você aprende a pronuncia de algumas palavras, que podem variar bastante de país a país, ou mesmo na forma escrita. É o caso, por exemplo, de palavras que tenha dois L, palavras com J ou palavras com o CH.
Essas letras têm sons diferentes em países como Argentina ou Espanha, e a forma como elas são faladas em uma frase também muda.
O “encaixe” correto das palavras em uma frase oral – uma área da gramática chamada de prosódia – é importante, para você ter o domínio de uma língua.
3. Não despreze os certificados
Ter um certificado em uma língua estrangeira é bastante importante, para quem busca uma carreira em outro país, porque mostra que você buscou seu aprimoramento naquela língua, para além de simplesmente entender.
Um certificado de línguas pode dar pontos-extra em um processo seletivo de uma universidade estrangeira, ou em uma vaga de emprego.