Por que criar um programa de Jovem Aprendiz?

 

Todos que hoje tem um emprego sabem: começar é muito complicado, principalmente, se você não tem experiência.

Aliás, ter um trabalho não e tão difícil, entretanto, começar com um emprego vantajoso – esse é o grande desafio que todos nós já tivemos.

Vagas em trabalhos pesados, mal remunerados e mesmo informais são comuns, mas acrescentam pouco ou nada, ao jovem que quer ou precisa começar a vida profissional.

Dessa forma, o Programa de Jovem Aprendiz, instituído pela Lei da Aprendizagem (10.097/2000) atualizado pelo Decreto 9.579/2018 é de enorme importância para adolescentes que queiram começar a ter um currículo realmente relevante.

Mas e quanto às empresas? Quais são as vantagens de você ter em sua empresa jovens aprendizes? Para além da questão social (possibilitar a formação profissional de novas gerações), existem algumas benesses.

Conheça.

 

Você pode Gostar Também:

1.      Sua empresa demonstra ter preocupação social

Ser uma empresa que emprega jovens aprendizes demonstra que a corporação tem consciência social, política e econômica, para a formação das novas gerações.

isso agrega valor de mercado a sua empresa, pois ela fica marcada por essas ações sociais.

Além disso, ter jovens aprendizes mostra uma cultura da empresa, em relação aos seus funcionários. Ela está formando seus funcionários, investindo na formação profissional e cultural deles.

E essa cultura, talvez, seja a questão mais importante do programa em si: a preocupação em formar uma nova geração de mão de obra qualificada.

 

2.      Você forma uma nova geração de trabalhadores

Claro que pensar em “nova geração de trabalhadores” parece algo muito grande, para apenas uma empresa. Mas o fato é que empresas de sucesso, com jovens aprendizes, formam sim, uma nova geração de mão de obra qualificada.

Isso porque, com os jovens integrando a empresa, diversas questões, valores e metodologias de trabalho são aprendidas na prática. O conhecimento profissional chega de forma, digamos, científica.

Isso é, o jovem aprendiz tenta, erra, tenta de novo. Aprende com seus erros e aprende a ter inteligência emocional para lidar com ambientes de trabalho.

Um jovem em uma empresa é incutido de responsabilidades e valores sociais. Ele passa por um amadurecimento essencial, para conseguir viver em sociedade.

Se muitas empresas adotam o programa, então sim: é uma geração que se forma.

 

3.      Trabalhadores formados na cultura do job rotation

O job rotation é uma forma extremamente eficiente de criar uma empresa com funcionários alinhados para um mesmo fim.

Isso porque, o sentido de um programa dessa natureza é fazer com que todos os trabalhadores tenham experiência, mínima que seja, em todos os setores para, dessa forma, pensar em melhorias e aprimoramentos em seu próprio cargo.

Um programa de jovem aprendiz pode incorporar, com bastante vantagem, a noção de job rotation, quando coloca o trabalhador adolescente em funções diversas.

É uma vantagem para a empresa, que sempre terá alguém para prestar assistência, nos diversos setores.

É uma vantagem para o adolescente, que aprende diversas funções, e vai desenvolvendo sua autonomia crítica, e afinidade com cargos e metodologias de trabalho.

1 comentário
  1. Weslley neusivan Sousa da Silva Diz

    A experiência com o banco do Brasil do jovem aprendiz quero mostrar meu

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.