Por que estudar francês hoje?
Como que estudar francês pode ajudar a sua vida profissional?
Uma das matérias mais importantes dos currículos brasileiros de até pouco tempo atrás é a língua francesa. Hoje, entretanto, poucas pessoas a estudam. Contudo, estudar francês pode ser um grande diferencial na sua carreira.
Assim, o que fez as pessoas pararem de estudar a língua francesa? Quais são as razões que deveriam incentivar as pessoas a voltar a fazê-lo? Veja todas essas respostas em nosso artigo!
(E aproveite nosso curso, para começar a aprender a língua de Alexandre Dumas hoje mesmo!)
1. O dinheiro “fala”
A França é um país trilionário, segundo o FMI, e ela é a sétima maior economia do mundo. Há empresas francesas que influenciaram e influenciam toda a nossa forma de pensar e consumir coisas há pelo menos 200 anos.
Existem empresas francesas em todos os segmentos, da tecnologia (OVHcloud, Mirakl) e automobilística (Citröen, Peugeot), passando por alimentação (Bonduelle, Sodexo), à indústria farmacêutica (L’Oréal, La Roche-Posay) e mídias (Vivendi).
Assim, falar francês pode ser uma enorme vantagem, se você quer fazer uma carreira no mundo corporativo, pois há empresas francesas em todos os setores da economia.
Engana-se quem pensa que o país perdeu prestígio, após a II Guerra. Eles perderam (um pouco de) influência cultural, devido às questões econômicas. Porém…
2. A França ainda influencia o pensamento ocidental
Durante vários séculos, pensadores e artistas franceses eram a súmula da Filosofia e Artes, na Europa. Isso é: todas as artes e ideologias passavam por lá.
Claro que no resto da Europa haviam grandes filósofos, políticos, artistas, cientistas e similares. Entretanto, era na França que suas teorias, artes e tratados eram “validados” diante do mundo, por assim dizer.
Podemos entender isso, devido ao papel central que a França e o Reino Unido tiveram na cristianização da Europa, a partir do século 5.
Assim, se você quiser estudar fora do país, ou mesmo dentro, saber francês é importante, e pode ser decisivo, tanto para acessar as melhores universidades, quanto para ler teorias diversificadas.
3. Não há a língua francesa apenas na França
A França é um país de passado colonialista, que se estendeu por todos os continentes, em disputas com o Reino Unido, Itália, Alemanha e Holanda. E vale dizermos que a colônias francesas, ainda hoje. Um delas, bem perto do Brasil: a Guiana Francesa, que faz fronteira na região do Amapá.
Assim, saber francês não é apenas útil e importante para ir à França, ou fazer negócios na Europa. A língua pode abrir portas no continente africano, na Oceania e no Caribe, além de ser relevante para muitos países asiáticos que a potência europeia dominou, como o Vietnam, Laos e Camboja.
Países como Camarões, Senegal e Chade falam francês e tem uma economia emergente bastante promissora.