Por que estudar Linguagem Audiovisual?

 

No século 21, e especialmente nos últimos dez anos, nossa sociedade tem baseado suas vivências (consumo, relacionamentos, estudos, interações sociais), nas redes sociais e sites de conteúdo.

Especialmente no Instagram, Twitter e Tik Tok, redes que vêm coroando pessoas capazes de criarem vídeos instigantes e interessantes, a ponto de, dessa forma, “fundarem” uma nova classe de trabalho: a dos “influenciadores”.

Influenciadores são pessoas que, como o próprio nome indica, influenciam as outras a assumirem certo comportamento. Isso incluí compras, o uso de certo produto, a visitação de algum lugar ou o consumo de um gênero musical.

Dessa maneira, uma das áreas com mais tendências ao crescimento é a de Produção Audiovisual. Logo, estudar esse campo é essencial!

Mas, há outros motivos. Desde 2020, devido ao Novo Corona Vírus, o Ensino à Distância só tem crescido. Igualmente, eventos online, atendimentos das mais variadas naturezas e até, sem julgamentos, relações afetivas.

Ou seja: a Linguagem Audiovisual de internet é o futuro. Entenda:

 

Aulas online: da videoconferência maçante para o fórum interativo dinâmico

Aulas à distância existem, aproximadamente, há uns 80 anos. No princípio, elas eram por meio de apostilas que chegavam pelo correio, assim, exigindo bastante esforço e dedicação, por parte dos alunos.

Com a surgimento da TV, e o auto de emissoras, nos anos 70, novas metodologias e linguagens foram sendo desenvolvidas e aprimoradas.

Mas ainda era uma linguagem incipiente. Exigia muita atenção do aluno.

Com popularização da internet nos anos 90, aulas online começaram a ser uma realidade. Contudo, aqui, o sistema de autodidatismo ainda era muito forte: o professor, em um fórum, apresentava a matéria em um texto ou vídeos online, os alunos assistiam as aulas, respondiam questões e faziam a prova.

Depois de 2020, isso mudou radicalmente. Fazer aulas online sem dinamismo é impensável, caso a intenção seja a de produzir um conteúdo relevante.

Logo, a produção de vídeo precisa ser primorosa. Ter efeitos sonoros e gráficos, cortes de câmera e demais efeitos de curta-metragem.

 

Transmissões ao vivo: o futuro dos eventos

Outro campo que cresceu bastante foi o de eventos online, devido aos impedimentos de aglomerações. Contudo, alguns pecaram justamente por não terem uma boa produção audiovisual.

Não é só ligar o celular e falar: é preciso tomar cuidado com a luz, evitar a microfonia, saber como abafar ruídos, como tornar a imagem boa…

Fazer eventos online, com qualidade e alta performance, exige conhecimento em produção audiovisual, seja em tecnologias, seja em teorias de som e imagem.

 

Criando uma personagem: a era dos digital influencers

O conceito de “influenciador” não é novo: basicamente, um influenciador é uma celebridade, cujas opiniões influenciam aos outros. Como divulgar essa opinião? Simples: pelas mídias.

Nesse sentido, celebridades em programas “de fofoca” da TV já eram influenciadores.

A principal diferença é que hoje essa influência acontece por meio de redes sociais. É uma tendência que vai crescer, cada vez mais.

Logo, serviços de produção de conteúdo para mídias digitais serão requisitados, por aqueles que querem criar conteúdo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.