Por que existem duas voltagens, em aparelhos elétricos?
Quem vai estudar um curso de eletricista, ou vai fazer alguma reforma que envolva a parte elétrica já sabe: é preciso se atentar a voltagem dos aparelhos e das tomadas. Afinal, porque há duas voltagens diferentes?
Quem vai estudar um curso de eletricista, ou vai fazer alguma reforma que envolva a parte elétrica já sabe: é preciso se atentar a voltagem dos aparelhos e das tomadas.
Algo que é um pouco aborrecedor, algumas vezes. Você compra um aparelho e não pode usar, porque suas tomadas são apenas de 110 volts ou o coloca na tomada errada, e ele queima, porque lá a voltagem é 220 volts.
Afinal, porque há duas voltagens diferentes? Qual é a vantagem de uma sobre a outra? Como fazer para usar um aparelho de 110 v em uma tomada de 220 (ou vice e versa)? Veja em nosso artigo.
1. Potência, voltagem, corrente frequência: o que é isso?
Em aparelhos elétricos, vemos informações sobre a voltagem, amperagem, frequência e potência. O que são esses termos?
- Voltagem (V): É a “força que empurra” a energia elétrica através de um fio.
- Corrente/amperagem (A): É “quantidade de eletricidade” fluindo em um fio.
- Potência (W): É a quantidade de energia usada por um aparelho, e seu valor se dá com base na multiplicação da amperagem pela voltagem.
- Frequência (Hz): É a oscilação de uma onda elétrica.
2. Voltagens: não são apenas duas
Desde meados do século 19, diversos países vinham fazendo experimentos com tecnologias elétricas. Isso levou a diferentes padrões de voltagem, a depender do país e da região dentro dele:
100 Volts
- A potência mais baixa, praticamente, só utilizada em território japonês, desde que sistemas elétricos foram implementados lá.
110-120 Volts
- As voltagens mais baixas, trazem um bom nível de eficiência, e foram utilizada nos primeiros aparelhos e tecnologias, por pesquisadores como Thomas Edison (1847-1931). Por isso é usada na maior parte do mundo.
127 Volts
- Essa voltagem é usada em algumas regiões do Brasil, por questões de segurança. Muitos aparelhos de 110 geralmente funcionam em tomadas de 127 volts, sem risco de acidentes.
208 Volts
- Menos comum no uso doméstico, em certas regiões dos EUA costuma usada para alimentar equipamentos de alta potência.
220 volts
- Outra voltagem de uso global, a 220 traz a vantagem de fornecer uma boa potência, com menor corrente. É usada para transmitir eletricidade para longas distâncias.
230-240 Volts
- As variações de 230 a 240 volts são mais comum em países europeus, asiáticos e africanos, por ter uma potência e eficiência maiores. é adotada para facilitar o comércio de equipamentos.
250 V
- A maior potência utilizada domesticamente, hoje foi praticamente substituída por voltagens mais comuns, como 220V ou 240V, por questões de segurança.
3. Como identificar e utilizar diferentes voltagens
Se você ligar um aparelho de 220 volts em uma toda de 110, ele não funcionará direito. Já se você ligar um aparelho de 110 em uma tomada de 220, ele queima.
Isso acontece porque na tomada de 220 há mais potência, isso é, mais energia. Embora muitos aparelhos sejam bi volts (têm um transformador interno, tanto para funcionar em 110, quanto em 220), é preciso tomar cuidados, em tomadas não identificadas.