Por que fazer uma pós-graduação?

É melhor fazer uma pós-graduação ou uma nova graduação?

 

Quem está no mercado de trabalho sabe que, às vezes, não basta ter uma graduação para executar o seu trabalho. As profissões têm, cada vez mais, exigências específicas, que apenas com o conteúdo de uma graduação, não podem ser executadas.

E veja que não precisamos ir longe. Falamos em “graduação”, mas isso serve para qualquer formação profissional básica. Um eletricista que tenha feito o curso técnico precisa se atualizar, a fim de conseguir trabalhar com tecnologias mais avançadas.

Logo, ter um único curso não basta. Mas ai surge a questão: é melhor fazer uma pós-graduação ou uma nova graduação?

Tudo depende. Depende de quais são as exigências de seu trabalho atual, quais são os seus planos profissionais, quais são as suas possibilidades econômicas.

Assim, por que alguém deve fazer uma pós-graduação? Veja em nosso artigo.

 

1.  Aprofundamento de estudos

A primeira razão pela qual alguém deveria fazer uma pós-graduação (lato sensu ou estrito sensu) é pelo aprofundamento de estudos. Isso é, porque você quer continuar estudando e aprendendo sobre um tema.

É possível aprender sozinho, claro. Porém, fazendo um curso, você terá a experiencia de outras pessoas, de professores orientadores, terá mais trocas com outros alunos, vai acessar conhecimentos que os livros, em si, não trazem.

Além disso, com um curso de pós-graduação, você é desafiado a fazer apontamentos e uso de seu conhecimento aprendido diante de problemas – em momentos como seminários, redação de artigos, debates e afins.

 

2.  Formação profissional

Outro motivo muito comum, para alguém fazer uma pós-graduação, é a formação profissional. Algumas áreas do saber são formações de pós-graduação, como é o caso das especializações médicas, incluindo a própria psiquiatria, que é uma pós-graduação tão complexa quanto uma graduação.

Porém, em empregos técnicos, empresariais ou liberais também podem exigir a formação continuada, por parte de seus funcionários e trabalhadores.

Há cargos que só podem ser galgados por pessoas com a formação continuada adequada. Logo, o funcionário que quer assumir esse posto, na empresa, precisa ter o conhecimento específico, que só será obtido em um curso de pós-graduação.

 

3.  Avanço profissional

O caso de “Avanço profissional” é diferente de “formação profissional”, no sentido de que, no segundo caso, a pós-graduação é uma exigência, enquanto no primeiro, é um diferencial.

Assim, se você pretende avançar em sua carreira profissional, uma pós-graduação (ou melhor, algumas) pode ser um ótimo caminho.

A pós-graduação vai trazer novas ideias de trabalho, novas perspectivas profissionais, vai expandir as possibilidades de seu arcabouço teórico da sua profissão…

Além disso, uma pós-graduação faz você conhecer novas pessoas, fazer seu trabalho e sua empresa serem mais conhecidos, auxilia no networking.

 

4.  Vida acadêmica

Se você tem interesse em fazer uma carreira acadêmica, seja como pesquisador, seja como professor (embora, na maioria das vezes, na academia você vá fazer ambas), ter alguns cursos de pós-graduação é obrigatório.

Professores de universidades de ponta têm, no mínimo, mestrado e doutorado. A pós-graduação trará conhecimentos essenciais para a sua atuação acadêmica, inclusive, para questões burocráticas cotidianas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.