Por que investir em moedas de prata? Saiba como ter uma coleção

Essas peças são muito procuradas e compõem lindas coleções

Se você pretende fazer uma coleção com moedas de prata, saiba que é uma forma de investimento muito popular hoje em dia. Não é à toa que o material é tido como meio de dinheiro desde os tempos antigos.

Embora a prata não seja utilizada mais para cunhar as moedas em circulação, é uma das formas mais seguras de fazer coleções futuramente rentáveis. As moedas de prata têm um valor bastante volátil, mas tem mantido a tendência de aumento há tempos.

4 ótimas razões para colecionar moedas de prata

1.O valor da prata, globalmente falando, tende a subir

Em mercados globais, o valor da prata pode ser considerado “estável”. Enquanto isso, outras formas de investimento, por exemplo, a bolsa de valores, têm a tendência a decair.

2.A prata é quase dinheiro

Investir em moedas de prata possui uma ótima vantagem. Mesmo vivendo em uma época onde o dinheiro pode se desvalorizar, o metal é uma forma de troca aceito há mais ou menos 2.500 anos. Na mentalidade humana está enraizada a máxima de que a prata é igual ao dinheiro.

3.Dá para aproveitar a volatilidade

A volatilidade do material ganha destaque. O ouro, por sua vez, tende a ser muito estável em termos de preço nos mercados. A prata replica o comportamento, mas com maior volatilidade. Isto faz com que colecionadores de moedas prata ganhem bastante dinheiro.

4.Moedas de prata são investimentos sutis

Quem quer investir em uma coleção de moedas, mas também quer discrição, as moedas de prata são ideais. Elas permitem privacidade, contrariando outros investimentos. Se guardar em casa de uma maneira correta, não haverá muitos problemas.

Por que investir em moedas de prata? Saiba como ter uma coleção
Essas peças são muito procuradas e compõem lindas coleções – Imagem: Mercado Livre

Moedas de prata para colecionar

A beleza das coleções de moedas se dá também pela sua diversidade e história. Você pode contar aos amigos e familiares como surgiu a ideia, expondo as peças com orgulho. O que te levou a decidir acerca das moedas de prata em particular, podem ser assunto para várias e várias reuniões.

Contudo, é preciso escolher os itens, o que é algo bem pessoal. Contudo, podemos sugerir alguns exemplos:

  • Colecionando a série – Existem moedas que trocam de desenho todos os anos. Estas peças têm um grande potencial para a revalorização. Isso porque novos colecionadores comumente procuram pelos anos que saíram antes de começarem a coleção. Bons exemplos são o Kookaburra, Koala australiano ou Panda chinês;
  • Colecionando itens de países diferentes – Muitos de países dentro dos cinco continentes fabricam ou fabricaram moedas de prata até hoje;
  • Colecionar tema – Você pode optar por um tema, por exemplo, peças com animais ou barcos. Esses temas geralmente são bem particulares, sendo do agrado de cada colecionador.

Qual é o valor da moeda de prata?

O preço da moeda de prata para colecionáveis tem um cálculo simples. Primeiramente, saiba que o valor estará sempre relacionado com preço x peso do metal. Isso deve ser acrescido ao “prêmio”.

Este prêmio significa o custo da produção da peça. As moedas de prata não carregam somente o metal com o qual são fabricadas. Tem todo um trabalho por trás de sua produção: o desenho que é gravado, o custo produtivo dos cunhos, o custo da distribuição, etc.

O prêmio incidente no preço sempre será constante. Por exemplo, um Krugerrand sul-africano tem o valor da prata junto do prêmio em 10%. Quando a prata estiver o preço de $15/oz, uma moeda valerá $16,5, e assim sucessivamente.

Tem moedas e precisa vendê-las? Canal do YouTube pode te ajudar

O canal do YouTube, Notícias Concursos, publicou um vídeo recentemente informando sobre a compra de moedas. Contudo, elas precisam ter alguns requisitos para negociação. Portanto, para saber mais, basta ver o vídeo abaixo e contatá-los.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.