Por que ler jornais em sala de aula?

Por que usar o jornal, para além das aulas de Português?

 

Quando pensamos em metodologias de ensino, muitos professores limitam suas aulas a conteúdos de livros didáticos. O que não é um problema, em si, tenha vista que o livro didático é essencial para a apreensão de conteúdos e saberes.

Porém, professores não deveriam se limitar aos livros, na hora de ensinar seus alunos. Mais do que isso, professores deveriam considerar o uso de jornais e revistas em suas aulas.

 

“Mas jornais são matéria de Português”

Essa forma de pensar sobre o conteúdo de uma aula é, definitivamente, contrário às bases do mundo contemporâneo. Ela já era uma concepção antiquada, em tempos anteriores a internet.

Ao considerarmos o mundo contemporâneo, é impossível desvincular as matérias básicas da escola, ao mundo cotidiano.

Os avanços diários nos campos das Ciências Naturais, os conflitos geopolíticos, as questões financeiras são temas que devem ser trabalhados em sala de aula, e devem ser integrados ao conteúdo básico de aulas.

Além disso, os alunos já fazem um trabalho de divulgação e difusão de notícias e informações. Eles o fazem em redes sociais, independente da classe econômica ou perfil ideológico.

A questão é como eles fazem essa difusão e o quê eles difundem. Esse cambio de informações já acontece e acontecerá, independente do que professores ou pais almejem para os jovens.

Logo, o trabalho com mídias deve acontecer na sala de aula, inclusive, com propósitos pedagógicos. Por exemplo, ao ler uma notícia sobre ciências: o estudante precisa utilizar diversos conhecimentos, para ler, interpretar e questionar os dados trazidos.

 

Como ler jornais e revistas na sala de aula

Assim, surge uma pergunta-chave: como deve ser a leitura de jornais e revistas em sala de aula? Antes de qualquer resposta afirmativa, vem uma negativa: não é entregando o jornal na mão do aluno, pedindo para ele ler uma notícia.

A leitura de qualquer mídia, em sala de aula, deve ser mediada pelo professor. E não por dificuldades técnicas, por parte do estudante (às vezes pode ser, também). Adultos precisam mediar essa leitura, pois estudantes são pessoas em formação.

Claro que o trabalho deve passar, também, pela família. Mas é necessário considerar que às vezes, a família também não tem essa cultura de letramento crítico. Logo, esse trabalho recaí sobre a escola.

 

Atividades com jornais e revistas em sala de aula

Assim, surgem as dúvidas: Como trabalhar com jornais e revistas em salas de aula? Por extensão, podemos ampliar o questionamento para o trabalho com mídias na escola.

Uma proposta um tanto tradicional – mas extremamente eficiente – é pela criação de uma mídia jovem. Um jornal escolar, produzido por estudantes, é uma ótima forma de estimular os alunos a se empenharem em novas leituras, e uma ótima forma de incentivar os demais, a lerem jornais.

Já, pensando em redes sociais, podemos pensar no questionamento de notícias e postagens, a partir de conhecimentos aprendidos em aula. O professor pode (e deve) conhecer e questionar postagens virais, com seus alunos, a partir daquilo que ele ensina.

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