Por que o peru é um animal tão popular na nossa alimentação?
Uma das carnes mais consumidas no mundo de hoje é o peru. Esse animal, muitas vezes citado, não tão conhecido visualmente, é uma ave que é muito consumida mundo afora, e se tornou popular em festas de Natal.
Mas mesmo fora da data comemorativa, é uma ave cuja carne alimenta milhões de brasileiros todos os anos, principalmente no seu corte mais popular: o peito.
Contudo, detalhes de sua “biografia” escapam a diversas pessoas. O primeiro deles é sua origem: não, ele não veio do país andino de mesmo nome. Até porque, seu nome em inglês não tem nada a ver com o nome nacional: É Turkey (“turco”).
Logo, por que o peru é um animal tão popular hoje? De onde veio sua fama? Confira no nosso artigo.
Duas espécies americanas com parentes no “Velho Mundo”
O peru que temos hoje é um animal conhecido pelos povos do território mexicano há mais de mil anos, sendo criado como ave de corte. Atualmente há duas espécies da ave:
- O peru-selvagem (Meleagris gallopavo) – geralmente, todo preto ou marrom escuro, com a cabeça sem penas, com cor vermelha. É a espécie que foi sendo cruzada e desenvolvida, até dar origem à variação “doméstica”;
- O peru-ocelado (Meleagris ocellata) – com a cabeça sem penas, azulada, e o corpo com penas brilhantes, indo do marrom ao verde.
Ambas as espécies são territorialistas, e podem ser agressivas até com seres humanos. Analisando fosseis e fazendo análises genéticas, biólogos conseguiram identificar um parentesco comum entre perus e faisões originários da eurásia.
O peru não é peruano
Apesar de seu nome, o peru é uma ave que ocorria na América Central e do Norte, na época da chegada europeia. Então, por que seu nome em português é peru?
Para os portugueses, a ave era originária do Peru. Mas esse não é o nome mais diferente.
Em inglês ele é “Turkey” (“turco”) e há duas teorias dessa palavra: A primeira é de que o peru fora identificado como um primo da galinha-de-angola, animal popular no Império Turco-otomano. A segunda é porque o animal seria trazido à Europa por navios mercantes turcos.
Em espanhol, por sua vez, o peru ganha o nome de “Pavo”, em referência ao pavão, e “Guajolote”, de uma palavra asteca para “grande monstro”.
Em outros países, ele é mais associado a navios mercantes indianos, assim, recebendo nomes como “Dinde” (francês) “Indky” (línguas eslavas) e, curiosamente, “Hindi” (em turco).
A “ave do Natal”
Antes de ser conhecido como “Ave do Natal”, o peru era uma “ave das elites” no continente europeu, devido aos altos custos de sua criação e exportação.
Dessa maneira, a ave era considerada um “prato especial”, para datas festivas, como o caso do Natal. Nos Estados Unidos, entretanto, ela era tão popular, que no século 20, chegou às vias de extinção.
Apenas no século 20, com melhorias na indústria de alimentos e avanços em medicina veterinária a ave ganhou a popularidade atual.
Eu tenho gordura na barriga como eu faço